Por Ana Flávia Hantt*
O turismo ‘próximo de casa’ parece ser a tendência para os próximos meses (anos?) e, aparentemente, não faltarão atrações para os fãs da Serra Gaúcha. Gramado e Canela – que já são sede para empreendimentos grandiosos como o Snowland, maior parque com neve da América Latina – receberão outros grandes investimentos em breve.
Um deles é o Skyglass Ferradura, uma passarela de vidro de 35 metros de extensão e suspensa a 360 metros sobre o Rio Caí. A atração, cuja obra deve estar concluída até setembro deste ano, está localizada no antigo Parque da Ferradura, em Canela. Para quem é fã de altura e adrenalina, uma espécie de montanha russa será instalada sob a ponte. Serão oito cadeiras suspensas para o divertimento dos turistas.
Outro empreendimento que começa a ser construído – dessa vez na ERS-235, rodovia que liga Nova Petrópolis a Canela – é o Parque Turma da Mônica. O projeto ocupará uma área coberta de cinco mil metros quadrados, terá mais de 30 atrações e, como principal proposta, traz a interatividade para crianças e adultos.
A intenção é que as famílias tenham tempo para brincar e, ao mesmo tempo, aprender a trabalhar em equipe, cumprir tarefas e interagir com outras crianças e adultos em atrações lúdicas. O parque também focará na acessibilidade, inclusive com um carrossel adaptado para cadeirantes. A inauguração está prevista para outubro de 2021.
É hora de viajar para a Serra Gaúcha?
Seguindo recomendações das autoridades estaduais, ainda não é o momento de ir para a Serra Gaúcha. A região tem recebido bandeira vermelha há semanas (especialmente na classificação inicial do governo, antes dos recursos dos prefeitos) e, apesar de decretos municipais garantirem a abertura do comércio, hotéis e atrações, o turismo ainda é considerado de alto risco para contaminação com o coronavírus.