O distanciamento controlado implantado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para diferenciar regiões por bandeiras e assim possibilitar mais ou menos restrições ao funcionamento das cidades, é o melhor planejamento estadual em todo país, mesmo que contestado, como os deputados federais da bancada gaúcha estão fazendo formalmente.
A região de Santa Cruz, a qual pertence Venâncio, teve bandeira preliminar vermelha na sexta-feira, como fora nas duas semanas anteriores, e mais uma vez o recurso dos prefeitos reverteu a bandeira para laranja, mesmo com os números da região terem apresentado reflexos mais negativos. O prefeito Giovane Wickert (PSB), que na semana que passou já se adiantara, afirmando que mesmo que fosse confirmada a bandeira vermelha para a região, ele não decretaria o fechamento do comércio em Venâncio, tomou a mesma posição ontem, antes do estado anunciar a bandeira laranja. Uma atitude corajosa, mas responsável. O prefeito leva em conta os números de Venâncio, que têm poucos casos sendo registrados, tem capacidade hospitalar, pois é o município que mais ações efetivas toma no combate ao coronavírus. Foi o primeiro que aderiu ao uso de máscara para prevenir contágio. Agora é o primeiro município que começa a fazer testagem em massa para identificar infectados e isolar as pessoas de convívio, evitando a contaminação.
A atitude do prefeito Giovane, de garantir comércio aberto mesmo que a bandeira fosse mantida vermelha, teve efeito de alívio na cidade, diria até que serviu como uma injeção de ânimo para os venâncio-airenses. Penso também que é assim que precisamos enfrentar a pandemia do coronavírus, se protegendo do contágio, mas não se escondendo em casa.
Deputado Maurício Dziedricki em Venâncio
O deputado federal vice-líder do Governo no Congresso, Maurício Dziedricki (PTB), esteve na sexta em Venâncio. Paranaense radicado em Porto Alegre, onde foi vereador, ele se reuniu com o prefeito Giovane Wickert (PSB), o vice Celso Krämer (PTB), vereadores e secretários municipais do PTB, para debater demandas do Município em relação às ações de combate à pandemia de Coronavírus, bem como obras em geral. Recentemente, o parlamentar enviou uma emenda de R$ 150 mil para a Atenção Básica (manutenção dos postos de saúde) do Município.
Outro outdoor para Bolsonaro
Na sexta, 24, foi instalada a segunda placa em apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em Venâncio Aires. A primeira foi instalada na semana anterior pelo Movimento Direita dos Vales, Núcleo de Venâncio Aires, às margens da RSC-453. A segunda foi colocada no final da Osvaldo Aranha, defronte à Serfesta, por iniciativa do Movimento Aliança Conservadora (MAC).
O presidente do movimento é o empresário Adriano Fagundes. Ele revela que, pelo menos, mais duas placas serão instaladas pela organização na cidade.
Fagundes destaca que o MAC incentiva a população, que apoia o movimento, a expor bandeiras do Brasil, que são comercializadas pelo grupo ao valor R$ 30. “As bandeiras, que podem ser expostas em frente às residências, mais do que apoiar o presidente, são para exaltar a família e o combate à corrupção”, destaca Fagundes.
Notinhas
* Começam a andar as obras do novo Calçadão, oficialmente Largo do Chimarrão. Até o final do ano já estará pronto o espaço remodelado, que pode tornar novamente o Calçadão atrativo no centro da cidade.
* Circulando pela cidade vejo que no posto Shell inicia construção de um novo espaço comercial, onde existia a antiga lancheria. Fernando Knies diz que mais adiante vai divulgar do que se trata. Mas serão duas lojas.
Outro ponto que está sendo remodelado é na esquina da Júlio com a Barão do Triunfo, onde existia uma loja de confecções masculinas. Pelo que soube vamos ter uma Parrilla ali.
São novos negócios surgindo mesmo em tempos de pandemia. Mas a grande notícia neste sentido foi o anúncio da construção do supermercado da rede Polo, na antiga Rubra, na General Osório, com área de 10 mil metros quadros, incluindo o estacionamento.
Boas notícias!
* Mais uma pesquisa on-line, que na verdade é uma enquete, sem identificação, circula na cidade sobre eleição em Venâncio. Para prefeito estão listados Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT), Helena da Rosa, Gilberto dos Santos e Izaura Landim, vereadores do MDB; George Losekan, Claidir Kerkhoff e Dirceu Becker, do PSL; Vinícius Medeiros e Alexandre Wickert, do PSDB; Luiz Fernando Sthal, que deve ser Staub, do PP; e um PH. A pesquisa pergunta também sobre voto para vice-prefeito, e lista os nomes de Gilberto dos Santos, Helena da Rosa, Isaura Landim, Dirceu Becker, George Losekam, Claidir Kerkhoff, Vinícius Medeiros, Chico Rech, Tiago Quintana, Ana Claudia do Amaral Teixeira, Izabel Oestreich, Celso Kramer e Roselene Moraes. A pesquisa encerra perguntando se votaria em Jarbas da Rosa para prefeito com opções sim ou não e se votaria no atual prefeito com opções sim ou não.
* Rio e São Paulo sinalizam que vão suspender o Carnaval de 2021 devido à pandemia do coronavírus. Deveriam ter suspenso o Carnaval de 2020, pois o vírus já estava se propagando em todo planeta, o governo federal alertou, mas a Globo ‘silenciou’ e os governos dos dois estados não admitiam ‘perder’ o Carnaval. A festa saiu. Resultado: milhares de turistas infectados vieram de todas as partes do mundo se divertir no que chamamos de maior espetáculo da terra, e espalharam o corona. Não é por nada que São Paulo e Rio são as cidades com mais mortes pelo vírus.
Do Twitter
* Veja: Pesquisa: Bolsonaro cresce no Nordeste em aprovação e intenções de voto
* UOL: Telespectadora acusa Globo de causar pânico na pandemia e processa emissora
* Sergio Moro: A aprovação da PEC da execução da segunda instância será um teste moral para o país. De que lado você está?
* Ciro Gomes: Bolsonaro está de costas para a ciência e para a vida
* Marcel van Hattem: Ameaça à democracia é censurar um cidadão. Quando chega-se a esse ponto, aliás, já não é mais ameaça: é ataque mesmo, que a atinge em cheio. O inquérito fake do STF está atacando a democracia ao dar a um Ministro o direito de determinar quem pode e quem não pode se expressar.
* Cristian Deves: O que me assusta não é Censura do STF a alguns jornalista. Mas sim, o silêncio dos outros jornalistas.
* Carolina Bahia: Parlamentares da bancada gaúcha entram com ação no STF contra sistema de bandeiras do governo do Estado
* Eduardo Leite: Neste quarto dia (ontem) após o resultado positivo do teste para Covid19 tenho apenas sintomas leves, como dor de cabeça e cansaço, sendo necessário somente o uso de analgésicos comuns. Sigo trabalhando de casa, com as agendas mantidas, todas por videoconferência
* Fabrício Haas: O desequilíbrio ecológico tem muitas faces: as nuvens gigantescas de gafanhotos é mais uma consequência do modo como tratamos o meio ambiente!