Foi finalizada, na última semana, a instalação de placas fotovoltaicas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). De acordo com a diretora pedagógica da instituição, Grazieli Cristina Winkelmann, o investimento foi feito a partir de R$ 35 mil encaminhados pelo Trilegal Tchê. O sistema de aproveitamento da luz solar para geração de energia começou a funcionar no dia 23 deste mês.
As 45 placas foram instaladas no telhado do bloco 5, que contempla área de salas de aulas. Ano passado, também com recursos do Trilegal, a Apae fez a troca do telhado deste bloco. Além disso, em 2018, primeiro ano em que foi contemplada, a entidade usou o valor para fazer a troca do telhado do bloco onde acontecem os atendimentos clínicos e funciona o administrativo.
A diretora explica que para receber os recursos, as Apaes precisam apresentar projetos e estarem em situação regular. A iniciativa da instituição de Venâncio de instalar placas de energia solar foi elaborado pela assistente social Sandra Maria Haas. “Muitas pessoas nos perguntam se é verdade que o Trilegal repassa recursos para a Apae. Isso realmente acontece e faz muita diferença”, observa a diretora.
Grazieli explica que com o sistema em funcionamento, além da Apae passar a fazer uso de um recurso natural, também terá economia na conta de energia elétrica. “Toda a doação e ajuda é bem-vinda para que possamos melhorar e qualificar o serviço para os usuários [alunos, pacientes e famílias]. Sempre somos gratos pela solidariedade da comunidade”, destaca. Para o próximo ano, a expectativa é inscrever um novo projeto, com base nas necessidades da entidade.