A Liga Futsal divulgou o protocolo de 43 páginas para os jogos da competição nacional que deve começar dia 21 de agosto. São inúmeras as questões. Mesmo diante de muitas das exigências, chama atenção o número de 50 pessoas envolvidas e permitido em quadra durante a realização dos jogos. Cada equipe poderá contar com 12 jogadores. Será permitido somente três integrantes na comissão técnica de cada equipe. Equipe de arbitragem será composta por cinco pessoas. Dois enxugadores e dois auxiliares para auxiliarem nas placas publicitárias, Serão permitido somente um assessor de imprensa por equipe.
Somente os atletas em quadra, a dupla de arbitragem e os técnicos terão permissão para permanecer sem máscara no tempo de jogo. Será entoado o Hino Nacional antes de cada jogo mas não haverá mais o cumprimento entre os atletas.
Chama a atenção também que está vedada a utilização de chuveiros nos vestiários por parte dos atletas.
Os jogos não terão a presença de público, sendo assim, não poderá ter ninguém nas arquibancadas, com exceção do espaço destinado às diretorias da equipe mandante e
visitante, que deverão sentar-se respeitando a norma de distanciamento mínimo de um metro.
A LNF não recomenda nessa temporada o treino de reconhecimento da quadra no dia anterior a partida. Cabe ao sediante indicar local aberto e arejado para caso a equipe visitante queira realizar trabalho físico.
Estudos
Em conversa essa semana com a coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, a fiscal de posturas Daniele Mohr, estão em estudos sim protocolos para viabilizar a abertura de quadras e ginásios. Com certeza será reduzido o número de jogos por noite. Entendo que ginásios contam com a venda de bebidas na copa mas num primeiro momento talvez não haverá essa liberação para justamente evitar aglomeração. O encontro aquele então para o tradicional xixo nem pensar.
Num primeiro momento retornar a jogar é o que todos mais querem. Fechou aquela uma hora de jogo, paga o horário e depois disso rumo à casa. Se todos fizerem assim num primeiro momento, o retorno será em breve. Cabe todos se conscientizarem e cobrar de quem por ventura ‘desobedecer’ o protocolo.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
# Protocolo da Liga Futsal proíbe qualquer pessoa no ginásio durante os jogos que por ventura não conste em uma relação prévia. Existe inclusive restrições quanto a presença de profissionais da imprensa. Da televisão número está liberado pelo fato das possíveis transmissões ao vivo.