Uma nova realidade para quem pretende entrar na faculdade

-

O novo contexto que se vive em decorrência da pandemia da Covid-19, exigiu que tudo se adequasse e fosse reformulado. Uma rotina diferenciada de estudos e uma nova forma de se preparar para o tão temido vestibular, porta de entrada para a faculdade, foram adotadas por alunos e, também, pelas instituições de ensino.

Na região, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) readequaram seus processos seletivos de inverno para manter o ingresso de novos estudantes. Ambas possibilitam o ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por provas anteriores feitas nas instituições.

Aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Gaspar Silveira Martins, Roberta Görgen, 17 anos, usou a nota do Enem de 2019 para tentar ingressar no ensino superior. Mesmo que ainda não possa se matricular, ela conta que conseguiu a aprovação para o curso de Publicidade e Propaganda na Univates. Agora, aguarda ansiosa a conclusão do último ano do ensino médio para dar início ao novo desafio. No entanto, se prepara para fazer o Enem novamente neste ano e, paralelo a isso, divide seu tempo com as aulas virtuais e também com o Grupo Redação da professora Luana Schonarth.

Roberta começou a se familiarizar com o vestibular quando estava no 9º ano. Na época, era aluna do Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, fez o vestibular da Univates e conseguiu se classificar em segundo lugar. Nas últimas vezes, já no ensino médio, como o Gaspar incentiva a preparação para o Enem e o uso do resultado para ingresso nas universidades, a jovem segue nesta linha de preparação.

Se as aulas estivessem ocorrendo de forma presencial, ela e os colegas fariam simulados mensais do Enem, mas devido à pandemia e o estudo a distância, isso não vem acontecendo. “Acredito que eu esteja me dedicando bastante mesmo com as aulas a distância, mas outras pessoas que querem buscar vagas em cursos mais concorridos ou em universidades federais estão sofrendo um pouco mais com essas aulas on-line”, observa.

Fã da área de humanas, ela garante que sempre teve facilidade em aprender sozinha as matérias. “Se a professora explicava em sala de aula e eu prestava atenção já aprendia e não precisava ficar estudando muito depois”, salienta. No entanto, diz que sente falta das aulas práticas e dos ensinos relacionados à área de exatas.

Um novo formato para os vestibulares

Segundo o pró-reitor Acadêmico da Unisc, Rolf Fredi Molz, o processo seletivo foi alterado para contemplar notas do Enem ou de processos anteriores. “Para aqueles que não tinham essas possibilidades, foi aberto processo presencial contemplando todas as questões sanitárias para o bom andamento da prova”, explica. Os interessados em ingressar em algum curso EAD da instituição passaram por um processo seletivo on-line.

Os principais cursos procurados no processo seletivo de inverno da Unisc, de acordo com Molz, foram Medicina, Psicologia, Direito e Enfermagem. “Todos os candidatos aprovados nos processos seletivos se matricularam de forma on-line por meio do sistema da Unisc”, esclarece. A metodologia para o processo seletivo de verão será semelhante à do inverno.

Já a Univates optou por manter todas as formas de ingresso on-line neste processo seletivo de inverno. De acordo com o coordenador da Central de Relacionamento, Rafael Mallmann, os candidatos puderam ingressar por meio da nota do Enem, processo seletivo anterior realizado na instituição e também a novidade: a realização da prova de redação on-line.

“Além da inscrição e do processo seletivo, nossa matrícula também pode ser realizada de forma totalmente virtual. Com isso, o processo da instituição neste semestre pode ser realizado desde a inscrição até a matrícula de forma totalmente virtual”, comenta.

Um dos pontos positivos, segundo Mallmann, é a capacidade que existe com o vestibular on-line de atingir um público de diferentes regiões. Neste ano, além do curso de Direito, as graduações da área da saúde foram as mais procuradas.

Para o processo seletivo de verão, ele afirma que a instituição está acompanhando a situação da Covid-19 e buscando se adequar da melhor forma aos candidatos, porém sempre com prioridade à segurança de cada um. “Com isso, possibilidades de ingresso virtual como as provas on-line estão sendo estudadas para o processo de verão também”, conclui.

IFSul 

  1. O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires não realizou o processo seletivo de inverno neste ano devido à pandemia. Conforme a técnica em assuntos educacionais e responsável pelo processo seletivo, Ana Souza, essa é uma perda visível na possibilidade de serviços que poderiam ser ofertados à comunidade, já que o processo ofereceria 64 vagas nos cursos subsequentes.
  2. “Mesmo ofertando nesse período cursos de Formação Inicial e Continuada e EAD, com ingresso de muitos alunos, quebrou o ciclo dos cursos semestrais presenciais, para os quais o campus dispõe de infraestrutura que pode oferecer uma formação qualificada”, observa.
  3. A metodologia que será adotada para o vestibular de verão, quando serão oferecidas 64 vagas nos cursos subsequentes e 96 vagas para cursos integrados, já é discutida no Colégio de Dirigentes (Codir), órgão de apoio ao processo decisório da reitoria do instituto.
  4. Ana relembra que, no ano passado, por exemplo, as inscrições iniciaram em setembro e a prova foi realizada no fim de novembro. Segundo ela, o vestibular de verão deverá ser adiado, “mesmo que as escolas municipais e estaduais estejam seguindo o ano letivo com ensino remoto, mas ainda não temos uma proposta com novas datas”, complementa.

LEIA MAIS: Novos estudantes: autonomia e dedicação na tarefa de aprender

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido