A região do Vale do Rio Pardo mais uma vez se notabiliza a partir da inauguração do Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Linha Pinheiral. A estrutura de cerca de dois mil metros quadrados de área construída tem capacidade para atender animais de pequeno, médio e grande porte.
De acordo com o gestor clínico do hospital, Maurício Borges da Rosa, a inauguração do espaço é um grande diferencial para a região, já que estruturas semelhantes estão disponíveis apenas em Santa Maria e Porto Alegre. “A gente se encaixou bem no meio do caminho e esse é um grande diferencial, vamos dar uma boa ajuda para a comunidade local”, reforça.
Até o momento, há uma parceria firmada com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, mas não é descartada a possibilidade de convênios com outras prefeituras, como Venâncio Aires, por exemplo. Após a inauguração da estrutura, na quarta-feira, 12, agora o Hospital Veterinário passa por testes nos equipamentos até início de setembro, além da equipe, que passa por treinamento. Após, deve iniciar a castração de animais por meio de convênio com Santa Cruz. O espaço deve ser aberto para a comunidade apenas em outubro.
Serviço
O espaço oferta serviços como clínica veterinária, onde pessoas da comunidade podem levar seus animais, assim como clínicas veterinárias tradicionais. Rosa também explica que o hospital dispõe de laboratórios que podem ser usados por veterinários da região para encaminhamento de amostras e, por último, o Hospital Veterinário possui o viés acadêmico. “Queremos formar profissionais capacitados para atuar na nossa região”, diz.
O gestor clínico do hospital observa que os atendimentos clínicos serão abertos a qualquer pessoa da região. “Nós funcionamos como uma clínica particular normal”, exemplifica. A expectativa inicial, de acordo com ele, é que sejam realizados em média 50 atendimentos por dia nos primeiros meses, desde exames até consultas e cirurgias.
A obra contou com investimento de R$ 5,7 milhões, providos pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul e pela Unisc, que financiou os recursos através do Sicredi. A partir do sexto semestre, os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unisc iniciam as atividades práticas junto ao Hospital Veterinário. Uma turma deve começar as atividades ainda neste semestre.
Infraestrutura
- A estrutura inaugurada nesta semana pode atender animais de médio, pequeno e grande porte.
- O hospital dispõe de bloco para atender equinos, além de espaço para atendimento de cachorros e gatos.
- A estrutura também pode atender ovinos e caprinos.
- Além disso, trabalha-se na estruturação de ala de animais silvestres. A meta é estabelecer uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
- O hospital realiza atendimentos desde a consulta até a internação hospitalar do animal.