Após manifestações de funcionários do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que procuraram a Folha do Mate nesta semana, e afirmaram ter dificuldade de acesso a testes para Covid-19, o diretor técnico da instituição, Guilherme Fürst Neto, argumenta que o número de testes já aplicados na equipe do hospital é quase três vezes o de profissionais que atuam na linha de frente com pacientes com Covid-19.
De acordo com ele, até a sexta-feira, 14, foram 332 testes realizados em funcionários, dos quais 304 deram negativo (91,6%) para coronavírus e quatro aguardam resultado. Dos 24 que tiveram o diagnóstico positivo para a doença, 18 já retornaram ao trabalho.
“Somos o hospital da região que mais testa funcionários, e que publica isso com transparência. Já gastamos quase R$ 30 mil reais em exames para nossos funcionários”, destaca.
O diretor técnico garante que todos os profissionais que tiveram contato direto com pacientes Covid estão testados. “Quando identificamos um paciente positivo que não sabíamos, as equipes são isoladas e os pacientes contactantes também, até termos confirmação”, esclarece.
Fürst observa, ainda, que testes em massa estão disponíveis na rede básica para quem quiser fazer. “Nosso objetivo de testar não é esse. Não é testar todos, a toda hora. Nosso objetivo é garantir segurança para quem está exposto e segurança para quem vai internar.”