Mais dois mato-leitoenses testaram positivo para o novo coronavírus e, com isso, o número total de casos registrados na Cidade das Orquídeas desde o início da pandemia subiu para 49. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia do Município, Kátia Cristine Heinen, uma das pessoas foi confirmada a partir de teste rápido aplicado durante a pesquisa do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale) e se recupera da doença em isolamento domiciliar.
A profissional relata que, ao longo do domingo, foram aplicados 13 testes em Mato Leitão, tanto em moradores da cidade quanto do interior. A abordagem acontece de forma aleatória, de acordo com os dados do IBGE. A próxima etapa da pesquisa que busca estudar a soroprevalência do novo coronavírus nos municípios do Vale do Rio Pardo está prevista para ocorrer nos dias 29 e 30 deste mês.
O outro caso foi confirmado ontem, também por teste rápido, e a pessoa é considerada curada da Covid-19. Do total de 49 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, 46 estão recuperados. Além da pessoa que se recupera em isolamento, dois pacientes seguem internados no setor de isolamento da Covid-19 no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires.
Ainda, de acordo com Kátia, não há profissionais de saúde afastados em Mato Leitão. O número de pessoas em isolamento por apresentarem sintomas gripais é 13. Na Cidade das Orquídeas, já foram aplicados 266 testes rápidos e feitas 17 coletas para a realização de exames RT-PCR.