Cresce o número de farmácias parceiras da campanha Máscara Roxa, que permite mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores nesses estabelecimentos. A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres. Na microrregião de Venâncio Aires são dez as farmácias já participantes da campanha.
Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres” em suas vitrines e portas, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação on-line. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.
Motivação
A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio, 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Novas adosões
O coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, o deputado estadual Edegar Pretto, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o comitê: 51 991993641 ou [email protected].
* Com informações da ONU Mulheres
Denúncias
Até o momento, 17 denúncias foram recebidas em farmácias de 15 municípios gaúchos: Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carazinho, Casca, Charqueadas, Pinhal, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Taquari e Vitória das Missões. Desde junho, quando a ação foi lançada no Rio Grande do Sul, são mais de 1,4 mil unidades envolvidas. De forma específica, no Vale do Rio Pardo, a campanha está presente em 11 dos 14 municípios.
Farmácias
Venâncio Aires
REDE VIVA
Rua Jacob Becker, 1069
Rua Voluntários da Pátria, 2145, Sala 14
Rua Osvaldo Aranha, 1137
Rua Jacob Becker, 1351, Sala 03 e 10
Rua Osvaldo Aranha, 173
SÃO JOÃO
Rua Osvaldo Aranha, 219
TCHÊ FARMÁCIAS
Rua Osvaldo Aranha, 873, Centro
FARMÁCIA ASSOCIADAS
Rua Jacob Becker, 1377
Mato Leitão
FARMÁCIA ASSOCIADAS
Rua Leopoldo Aluísio Hinterholz, 785, Sala 2
Passo do Sobrado
FARMÁCIA ASSOCIADAS
Rua São José, 227