O Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva) terá eleições para definir nova diretoria. A chapa única é formada por pais de crianças que frequentam a instituição e empreendedores do município. A votação ocorre, hoje, na escola, entre as 18h e 19h, e é aberta a toda comunidade.
Conforme o candidato a presidente e pai de aluno, Luis Alberto Kappaun, os familiares precisam tomar a frente da entidade e ajudar no crescimento. “Todos queriam uma diretoria com pessoas conhecidas, porém, ninguém se candidatava, então decidi ir como presidente e me reuni com outros pais para formarmos uma boa equipe”, explica.
O objetivo de Kappaun é manter o bom trabalho na entidade, continuar com parceria da Prefeitura e fazer melhorias de estrutura e aprendizado. “Nós, pais, sabemos das necessidades diárias da escolinha e, por isso, será mais fácil o contato”, acredita. Ele destaca que, por enquanto, as aulas continuarão com atividades interativas on-line.
Para o presidente da Comissão Intervencionista, Egon Raul Sniedze, essa atuação das famílias é importante, pois já faz mais de um ano que a prefeitura assumiu a administração da entidade. “Essa diretoria é para cuidar da escolinha, é uma ótima ajuda dos pais, mas a prefeitura continuará auxiliando”, ressalta.
Sniedze esclarece que a comissão já havia comentado com os pais a necessidade desse apoio na direção, mesmo com o bom resultado que a instituição teve após a prefeitura assumir a gestão da escola, em maio do ano passado.
Ele acredita que eles podem contribuir ainda mais com o Casva. “Neste um ano, tivemos um bom equilíbrio financeiro, melhoramos alguns itens da estrutura do prédio e, com a ajuda dos pais, pintamos a escola. Eu acho que essa nova direção vai continuar esse trabalho, pois estavam sempre presentes nas nossas discussões.”
Após as votações, se a chapa única atingir a maioria dos votos a favor, assumirá dentro de duas semanas a diretoria, durante o período de dois anos.
140
é o número de crianças atendidas pelo Casva. A instituição atende crianças a partir dos 4 meses até os 5 anos e 11 meses (pré-escola).
RELEMBRE
- O Casva foi fundado em 1964 e mantido pelo Rotary Club Venâncio Aires até o ano passado. Em maio do ano passado, o clube de serviço encaminhou a dissolução da diretoria, por conta da inviabilidade financeira da instituição, por conta da baixa contribuição voluntária das famílias.
- No mesmo mês, uma comissão intervencionista assumiu a direção do Casva. O grupo é liderado pelo servidor público Egon Sniedze e tem representantes da Educação, sociedade civil e professores.
- A intervenção tinha o objetivo de conseguir alguém interessado em dirigir a entidade e colocar as contas da instituição em dia.
- Entre os desafios, estava mobilizar as famílias e sensibilizá-las sobre a importância da contribuição espontânea mensal.
- Em fevereiro deste ano, a comissão intervencionista também assumiu a administração da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Helma, do bairro Brands.
Chapa
Presidente: Luis Alberto Kappaun
Vice-presidente: Carla Beatriz Serafini
1ª diretora financeira: Juliana Maria Bruxel
2° diretor financeiro: Líndon Prass
1ª secretária: Gabrielli Stefens
2ª secretária: Viviane Sackser
Conselho administrativo: Nádia Regina Hermes, Júlio César Hermes, Carla Adriane Keller, Fernanda Kloh e João Moacir Laufer Ferreira.
Conselho Fiscal: Jennifer Ketrin Rodrigues, Felipe Lermen Eggers e Jairo Daniel Pilz.
Suplente: Marcelo André Müller