Uma live na tarde desta terça-feira, 25, às 16h, irá apresentar como o governo do Estado e a Corsan se preparam para os novos desafios a partir das mudanças com o marco legal do saneamento. Participam o governador Eduardo Leite, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, e o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti.
O encontro poderá ser acompanhado pelo canal do governo do RS no Youtube. Na parte final, haverá espaço para perguntas dos jornalistas via chat.
Em 15 de julho, foi sancionada, com vetos, a Lei 14.026, que institui as novas regras do saneamento no Brasil. Entre outros pontos, a lei determina que contratos de saneamento, incluindo os que estão em vigor, devem definir metas de universalização dos serviços de água e esgoto até 2033.
A normativa contém novidades que farão com que contratos entre empresas prestadoras de serviço e o poder concedente (municípios) tenham de ser ajustados. Devido a essas mudanças, tanto o texto como os vetos têm levantado um discussão entre usuários, municípios, companhias estaduais, empresas privadas e investidores.