Em novembro do ano passado, foi lançado o projeto do primeiro condomínio fechado de Venâncio Aires, o Blumen Garten, localizado às margens da RSC-453, quilômetro 2,2, no bairro Industrial. Com área total de aproximadamente 10 hectares, ele contará com 188 lotes para moradia, espaço para festa, lazer, cozinha gourmet e outros espaços.
Conforme o diretor comercial da PAS Participações, Fagner Schwengber, a parte de infraestrutura de saneamento, instalação de água e estrutura para receber asfalto já estão prontos no condomínio. “Estamos terminando a terraplanagem e devemos iniciar a construção do pórtico na próxima semana”, projeta. O espaço está quase todo murado.
Schwengber conta que, mesmo durante a pandemia, o resultado tem sido muito positivo. “As obras estão em ritmo acelerado, pois a cidade e o mercado estão reagindo bem”, avalia.
Até dezembro, a expectativa é estar com as obras de infraestrutura concluídas. “Espero já estar com a pavimentação 100% pronta”, observa, e acrescenta que, em 2021, o espaço será disponibilizado para os proprietários dos terrenos realizarem a construção das casas.
Loteamentos também precisam oferecer infraestrutura aos futuros moradores
Para ser permitida a abertura de loteamentos, existem algumas normas que precisam ser seguidas, para oferecer infraestrutura aos moradores. Conforme o arquiteto da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Alexandre Machado Silveira, após o investidor do loteamento fazer o requerimento, são diversas etapas, entre as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente. “São normas que precisam ser cumpridas, como questões do meio ambiente, de projeto, estrutura e demais”, comenta.
Também é necessário ter a certidão de liberação da Prefeitura, Corsan e RGE. “Depois das obras de infraestrutura, de ter o registro do Meio Ambiente, é possível começar a operação do loteamento, quando já pode ser habitado. Mas todas essas etapas, no geral, levam cerca de três anos, tudo depende da situação financeira dos investidores.”
Nos últimos três anos, conforme o profissional, foram sete encaminhamentos para abertura de novos loteamentos, esses ainda estão em andamento. “Além disso, tivemos o primeiro encaminhamento de condomínio fechado do município, que também passa por diversas fases até começarem as obras do local”, explica Silveira.
Saiba mais
- O que o loteamento precisa disponibilizar para futuros moradores: água, energia elétrica, calçamento e meio-fio, e esgoto (conforme funciona na região do loteamento).
- É considerado loteamento toda divisão territorial que necessita de abertura de ruas, localizada na região urbana.
- Cada loteamento precisa destinar 15% do território para o uso do município, sendo 10% usados para áreas verdes, como pracinhas, e os outros 5% usufruídos para construções institucionais, como creches.
Infraestrutura do condomínio
- Vigilância 24 horas
- Terrenos amplos a partir de 360 metros quadrados
- Área murada
- Salão de festas para 60 pessoas com espaço gourmet
- Áreas de lazer e espaços de convivência
- Quiosques com churrasqueira
- Campo de futebol society
- Piscina aberta adulto e infantil
- Playground para as crianças
- Quadra de padel
- Ruas internas asfaltadas
- Áreas verdes de convivência