Mato Leitão passa a contar com a atuação de uma agente de endemias

-

Mato Leitão passou a contar, nesta semana, com mais um aliado no combate à dengue. Na terça-feira, 1º, a agente de endemias Tatiana Raquel dos Santos assumiu o cargo, após ser aprovada no processo seletivo realizado pela Prefeitura no mês de agosto. De acordo com o fiscal sanitário Luiz Antonio Lopes, a profissional vai desenvolver o trabalho de controle e vistorias dos focos de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A contratação da agente de endemias se tornou necessária porque a Cidade das Orquídeas passou a ser considerado infestada, após duas das 16 amostras do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira) terem resultado positivo de focos de mosquito Aedes aegypti. Lopes explica que, antes disso, o trabalho era realizado pelas agentes comunitárias de saúde e por um fiscal sanitário que se aposentou em abril.

Com a contratação de Tatiana, o objetivo é intensificar o trabalho e realizar de forma permanente o controle dos focos de mosquito. A agente de endemias será responsável por fazer visitas de vistoria para identificar possíveis criadouros dos mosquitos no pátio dos imóveis localizados na zona urbana do município e eliminá-los. Caso isso não seja possível, a profissional fará a aplicação de larvicida.

Segundo Lopes, cerca de 900 residências e prédios serão vistoriados, incluindo os terrenos desabitados. “O trabalho da agente de endemias é de extrema importância, porque ela fará constantemente o levantamento e a eliminação de focos do mosquito”, destaca. As agentes comunitárias de saúde continuarão auxiliando a agente de endemias com o trabalho de conscientização e de coleta de amostras.

O fiscal sanitário ainda observa que é importante que os proprietários de imóveis colaborem com a nova profissional, permitindo o acesso nas residências e nos estabelecimentos. “O trabalho que ela está desenvolvendo é de vital importância para o controle e eliminação dos focos do agente transmissor da dengue”, salienta.

Na terça-feira, 1º, data em que assumiu o cargo, Tatiana participou de uma reunião com as agentes comunitárias de saúde. A próxima etapa é um treinamento e depois, a servidora dará início ao roteiro de visitas aos imóveis. Além das vistorias, se tem a meta de distribuir panfletos enviados pelo Centro de Vigilância em Saúde (Cevs) como forma de conscientizar a população sobre a prevenção.

O contrato da agente de endemias tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais.

Com o trabalho de Tatiana será possível reforçar as ações de combate à dengue. (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)
Com o trabalho de Tatiana será possível reforçar as ações de combate à dengue. (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido