Com base no tema dos festejos farroupilhas/2020, ‘Gaúchos sem Fronteira’, instituído pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), homenageia o casal Darlani Rauber e Rosa Margarete Körbes Rauber. Residente em Chapadão do Sul, MS, o casal “mantém a tradição e os costumes gaúchos que tanto cultivaram por aqui”, destaca o presidente da ATVA, Eagro Müller.
Rosa Margaret Körbes Rauber, nasceu no dia 23 de março de 1969, em Venâncio Aires, e o marido, Darlani Rauber, nasceu em 13 de abril de 1966, na cidade de Santa Cruz do Sul. No estilo ‘bem gaúcho, Rosa e Darlani casaram no dia 5 de janeiro de 1991, em Venâncio Aires.
Homenageados
Desde muito nova, Rosa, participava do CTG Erva-Mate. Ela conta que quando começou a namorar, Darlani, entraram para o Centro de Pesquisas Folclórica (CPF) Terra de um Povo a convite de Jurandir Piegas Araújo. Na entidade conheceram Nilo Soares e Liliane Bastos. “Onde começamos grandes amizades, dentre as quais a família Carvalho que nos convidou a fazer parte do início do CTG Chaleira Preta”, destaca.
“Nesses anos fomos instrutores de danças gaúchas de salão, e demos aulas em vários lugares no interior e na cidade, como Linha Arlindo, Centro Linha Brasil, Vila Palanque, Gigante da Travessa, Olavo Bilac, Grão-Pará, entre outros.
Rosa acrescenta que nesse meio tempo, o casal participou da invernada Xiru do Grupo Terra do Chimarrão da comunidade Santa Ana de Santa Tecla. “Fizemos parte também da invernada de danças Chilenas de Prata, e também do CTG de Passo do Sobrado tanto na adulta como a filha mais velha na Mirim. Quando nos mudamos para Santa Cruz, fizemos parte do CTG Rincão da Alegria e CTG Lanceiros de Santa Cruz”.
Além fronteiras
Em 2008, o casal foi morar em Chapadão do Sul por motivos de trabalho. “Como já conhecíamos várias pessoas, entramos no CTG Cultivando a Tradição do qual fazemos parte da atual patronagem. No decorrer desses anos as duas filhas foram prendas da entidade e a mais velha foi prenda do Estado de Mato Grosso do Sul sempre procurando manter as tradições e os ensinamentos aprendidos na infância. Rosa é prenda Xirú da entidade, gestão 2018-2020.