Após a retirada das tipuanas, prédios e calçadas são reformados em Venâncio

-

Quem circula pela rua Osvaldo Aranha, entre as quadras das ruas Barão do Triunfo e General Osório, precisa ter cuidados redobrados por causa das obras. Além da reformulação do ‘calçadão’ (que deve ficar pronto até o mês de outubro), alguns donos de prédios, entre a Jacob Becker e a Barão do Triunfo, estão reconstruindo as calçadas e reformando os prédios. Tudo em função das raízes da tipuanas.

Este problema é antigo, mas só agora os proprietários dos prédios receberam autorização da Prefeitura para cortar as tipuanas. Eles se reuniram, contrataram uma empresa e cada um pagou pelos cortes das árvores que estavam em frente ao seu prédio.

As reformas (prédio e calçadas) começaram no sentido inverso ao trânsito, de duas em duas lojas. As primeiras devem estar prontas entre os dias 14 e 18 de setembro. Depois, outras duas começam a ser reformadas e, assim, sucessivamente.

O empresário Júnior Schuh é um dos que espera reabrir sua lancheria na próxima semana. “Há tempos tentávamos autorização para retirar estas árvores, pois as raízes causam muitos problemas, mas não conseguíamos”, explica. O prédio que sua empresa ocupa é alugado e foi totalmente reformado.

“Nos reunimos com uma empresa, acertamos os valores e os funcionários dela passaram um domingo cortando as tipuanas.”

IBTESAM HAMID – Herdeira de um dos imóveis

Segundo disse, depois de retirar todo o contrapiso, foram retiradas as raízes e todo o piso foi refeito. Nas paredes, as marcas, mostram os estragos causados pelas raízes. “Agora é aguardar para reabrir”.

Nos prédios ao lado, a espera é pela Prefeitura, para que os tocos das tipuanas sejam retirados, assim como as raízes. “Pagamos pelo corte das árvores, mas agora é necessário a retirada destes tocos”, observa Ibtesam Hamid, filha do proprietário de um dos imóveis.
No lugar das tipuanas, outras espécies de árvores serão plantadas. A Secretaria do Meio Ambiente definirá as espécies e cada dono de prédio terá a liberdade de escolher as que plantará.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido