Que o coronavírus será uma realidade por um bom tempo, todos sabem. Que os cuidados para evitar a infecção pela Covid-19 devem ser mantidos, também é de conhecimento geral. No entanto, é preciso registrar que o número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) vem reduzindo em quase todo o país nos últimos dias, uma notícia que consola. Quanto menos pacientes graves tivermos, mais eficiente será a resposta do nosso sistema de saúde. Ao mesmo tempo, aumentam as expectativas em torno de vacinas que estão sendo apontadas como eficazes contra o vírus e que podem, em breve, ser oferecidas à população mundial. Com tanto tempo de distanciamento social, casos em elevação e vidas perdidas, o atual cenário da pandemia remete ao otimismo, pois todos querem que isso acabe de uma vez por todas. O tão falado novo normal parece estar cada vez mais perto. Tomara, mas tomara mesmo que tenhamos boas notícias logo ali adiante. Que essa curva siga uma tendência de queda até que tenhamos um mínimo de segurança para avançar para aulas e confraternizações, só para citar alguns exemplos.
TESTAGEM E ESPORTE
Venâncio Aires está na boca do povo por duas situações: a testagem em massa e a liberação dos horários em ginásios e quadras esportivas. Em relação à testagem, há quem aplauda a iniciativa, ressaltando a importância da identificação de pessoas imunes; mas também quem se assuste com o número de casos confirmados na comparação com cidades maiores, como Santa Cruz do Sul, por exemplo. No que se refere às práticas esportivas, a galera tem gravado vídeos e gerado ciúmes, por assim dizer, em moradores de outros municípios.
RAPIDINHAS
• A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) precisa dar atenção urgente à RSC-287. O usuário da rodovia se sente afrontado ao chegar nos pedágios de Candelária e Venâncio Aires e ter que desembolsar R$ 7 em cada um deles. São muitos buracos ao longo do trajeto, alguns que podem causar acidentes graves.
• Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) confirmados para a eleição. No próximo fim de semana, será a vez de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB). Depois, estarão todos aguardando pelo dia 27 de setembro, quando será possível fazer campanha oficialmente.