Pelo menos 13 das 18 instituições particulares de Venâncio Aires que oferecem Educação Infantil abriram as portas nesta terça-feira, 8, depois de quase seis meses de parada devido à pandemia do coronavírus.
Ainda que com diversas restrições, começando pela quantidade (50% da capacidade), à rotina criteriosa de higiene e distância, pouco mais de 200 crianças voltaram para a escola. Entre elas, 20 que vão frequentar novamente o Turno Oposto Hello Kids. Segundo a diretora Roselaine Silveira da Rosa, anteriormente o espaço tinha 59 matrículas. Já no Turno Oposto Arte do Saber, retornaram 15 de 30 que estavam matriculados. “Foram necessárias várias adequações”, explicou a proprietária e coordenadora pedagógica, Patrícia Alexandra da Silva. As mudanças já começam na entrada, com verificação de temperatura, álcool gel e até saquinhos plásticos para envolver calçados.
A reabertura das instituições só foi possível porque o município permaneceu na bandeira laranja, a qual manteve como médio, pela segunda semana seguida, o risco epidemiológico para Covid-19. Ou seja, caso seja classificado de forma definitiva no vermelho (risco alto) na próxima semana, as escolas devem fechar novamente. “Estamos avisando os pais e tudo pode acontecer, não tem como prever, então vamos aguardar”, informou Cassiane Rasquinha, proprietária da Escola Cantinho dos Pimpolhos, que recebeu 12 de um total de 36 que estavam matriculados.
Entre os colégios particulares, quem retomou o atendimento hoje foi o Gaspar Silveira Martins. Conforme a recepcionista Suzana Dattein, a escola voltou apenas com o turno inverso da Educação Infantil e as aulas regulares seguem on-line. Por enquanto, 15, de quase 100 alunos que estavam matriculados antes da pandemia, foram para o colégio hoje.