CTG Querência da Mata realiza homenagem a ex-patrão da entidade

-

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as atividades da Semana Farroupilha, realizadas tradicionalmente no mês de setembro, precisaram ser canceladas. Por essa razão, a programação realizada em Mato Leitão pelo CTG Querência da Mata e que envolvia ações nas escolas e nas comunidades não acontecerão neste ano.

Assim, para marcar o Dia do Gaúcho, celebrado no dia 20 de setembro, o CTG Querência da Mata realizará no domingo, 13, uma homenagem a Eraldo de Souza Costa, ex-patrão da entidade, que faleceu em dezembro do ano passado. Um pequeno grupo, formado por 12 cavalarianos, se deslocará até Venâncio Aires para um ato simbólico junto ao jazigo do tradicionalista, localizado no Cemitério Municipal.

No local, ocorrerá o acendimento da Chama Crioula, que será trazida para a Cidade das Orquídeas, e ficará na chácara do atual patrão do CTG, Renato Dameda, em Vila Santo Antônio. A atividade foi confirmada durante reunião de integrantes da entidade com o prefeito Carlos Alberto Bohn. Os cavalarianos seguirão os protocolos de distanciamento, uso da máscara de proteção individual e álcool em gel.

Falecido em dezembro do ano passado, Costa foi fundador do movimento tradicionalista em Mato Leitão (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo Dameda, como neste ano não haverá a Chama Crioula oficial do estado, os integrantes do CTG decidiram realizar essa homenagem ao ex-patrão. “Este é o primeiro ano que vamos passar a Semana Farroupilha sem ele”, observa. Costa foi patrão-fundador do CTG Querência da Mata e quem iniciou o movimento tradicionalista em Mato Leitão.

“Ele começou toda essa cadeia, que continua até hoje, 20 anos depois. Acho que é justo fazermos essa homenagem e reavivar o nosso sentimento pelo tradicionalismo”, salienta, ao compartilhar que, mesmo quando não era patrão, Costa participava das atividades campeiras e cavalgadas promovidas pela entidade.

Cancelamento

O patrão do CTG Querência da Mata também informa que o 14º Rodeio Crioulo Estadual da entidade, agendado para acontecer em dezembro deste ano no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio, está cancelado. Ele explica que todos os eventos das 35 entidades integrantes da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) não serão realizados por causa da pandemia de Covid-19. A atividade do Querência da Mata fica previamente agendada para o primeiro fim de semana de dezembro de 2021.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido