Estadual mais enxuto

Assim que ‘deslanchar’ a liberação da tabela de jogos da Assoeva na Liga Futsal, a equipe terá uma exatidão maior para projetar o extenso calendário num curto espaço de tempo, até porque o futsal, ao contrário do futebol de campo, não irá adentrar em 2021. O futsal, pelo que tudo indica, encerra tudo dentro de 2020.

O Estadual a FGFS acena que será ‘vapt-vupt’. As rodadas serão sediadas e não haverá aquela ida e volta. A equipe joga contra o adversário da chave uma única vez. Em quatro jogos as equipes irão disputar duas vagas para a semifinal. Duas chaves de cinco e passam somente os dois melhores. Não dá para bobear.

As rodadas sediadas se dividem em quatro jogos em um único ginásio. Probabilidade é por rodadas aos domingos à tarde. Será uma forma de contensão de custos com arbitragem. Uma boa saída para evitar maiores despesas. O que muda é que a FGFS terá que ficar agendando rodadas em cidades que estarão aptas a sediar jogos e ‘abrigar’ a vinda de delegações de outras cidades. Se não for assim o Estadual cai por terra. Com algumas exceções será possível realizar o Estadual para não deixá-lo passar em branco.

Futebol do interior

Depois do cancelamento da Divisão de Acesso, muito se falou que a competição poderá ser retomada só no segundo semestre de 2021. Tem profissionais – atletas, dirigentes de clubes e técnicos – se mobilizando para que se tenha Divisão de Acesso sim no primeiro semestre de 2021. Clubes do interior ficarem um ano inativo é dado como ‘morte na certa’. São muitos os empregos em jogo. Clubes pararam em março e agora os dirigentes ‘rebolam’ para pagar as contas. Não existe um consenso na competição voltar somente após o Gauchão do próximo ano.

Numa avaliação mais superficial, essas questões até podem ser discutidas e avaliadas. Na prática o que irá dar rumo a situação é a questão da queda da pandemia. Se chegarmos lá no fim do ano com a certeza de uma competição com presença do torcedor, a Divisão de Acesso poderá sim ser disputada. Agora se não for permitido acesso ao público e seguirem no mínimo os protocolos atuais, daí a tendência sim da competição lá na segunda metade do ano. Vale sim a discussão de agora mas tudo se define mesmo lá em novembro ou dezembro.

TOMA LÁ, DÁ CÁ

# 40% dos jogadores contratados nesta temporada pelos 16 clubes da Divisão de Acesso vieram de outros estados.

# Divisão de Acesso propõe que em 2021 sobem três ao invés de dois para o Gauchão de 2022. Isso dificilmente a FGF vai aceitar.

# Mano Menezes vai treinar o Bahia que na semana passada demitiu Róger Machado. Técnico, ‘desempregado’ desde que deixou o Palmeiras, em 2019, teve ao longo de 2020 sondagens da seleção Venezuela. Destino mesmo será Salvador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido