Candidato à reeleição em Mato Leitão, o prefeito Carlos Bohn (PSDB) está só esperando os trâmites relacionados ao pleito para garantir mais quatro anos à frente do Executivo. No entanto, mesmo que a situação pareça resolvida, Bohn tem tomado todos os cuidados para evitar problemas que possam complicar o cenário que lhe é totalmente favorável. Até as entrevistas o prefeito pediu para deixar para a semana que vem, quando já estará aberto o período de campanha. É aquela história: o seguro morreu de velho e, a esmola, quando é demais, o santo desconfia.
CAUTELA TOTAL
A postura adotada por Carlos Bohn não é diferente da que foi definida pelo prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), que também vai em busca da reeleição. O chefe do Executivo determinou cuidado extremo aos secretários e demais cargos em comissão (CCs) no que se refere às entrevistas para os veículos de comunicação. A diferença é que Wickert precisa, além da cautela, superar o adversário Jarbas da Rosa (PDT) nas urnas. Na verdade, não é só o prefeito que se preocupa com deslizes. Todos os candidatos estão tomando precaução para não correrem o risco de ficarem fora do páreo, seja para a Prefeitura ou para a Câmara de Vereadores. Em tempos de redes sociais, qualquer vacilo que seja registrado serve como prova para eventual impugnação.
BICICLETAS
Entre as matérias aprovadas na sessão do Legislativo de segunda-feira, 21, está a instituição da Semana de Incentivo ao Uso de Bicicletas, de iniciativa do vereador André Puthin (MDB). Ao comentarem a proposta, os parlamentares destacaram a importância do hábito como contribuição para a saúde e ‘alívio’ das ruas. Falaram também sobre os bicicletários, que no espaço de um veículo recebem até seis bicicletas. E lembraram do ex-vereador Vilson Gauer (PT), que costumava ir de bike para as sessões e deixá-la no espaço disponibilizado em frente ao prédio. Na plateia, surgiu o comentário de que os vereadores poderiam deixar de estacionar seus automóveis em frente ao Legislativo, para permitir a utilização do bicicletário.
HOMENAGENS
Câmara aprovou homenagens para o pastor Ivário Fries e para a Arrozeira Santos. Fries se dedica à Comunidade Evangélica há mais de 20 anos e está se aposentando. A homenagem é uma indicação de André Puthin (MDB). Já a empresa, localizada em Linha Picada Nova, será reconhecida por iniciativa de Gilberto dos Santos (MDB), pela passagem dos 35 anos de atuação.