*Por Alvaro Pegoraro e Rosana Wessling
Moradores de Centro Linha Brasil e Linha Isabel foram alvo de um golpe bastante conhecido: o falso sequestro. Durante o fim de semana passado, pessoas ainda não identificadas invadiram suas residências, através de ligações telefônicas, e se passaram por familiares. Em um dos casos, pediram resgate de R$ 150 mil.
Os estelionatários ligaram somente para moradores que tem conta em uma mesma empresa telefônica. A família de Mauri e Rejane Bartholdi foi surpreendida por volta das 23h30min do domingo, 27. “Minha mulher atendeu a ligação e uma voz feminina disse que era nossa filha, Patrícia, e que ela estava em perigo”, explicou Mauri.
Na sequência, um homem começou a falar com as vítimas, disse que a filha delas estava sequestrada e pediu R$ 150 mil de resgate. “Eu disse que nós não tínhamos dinheiro e então o meu marido desligou”, mencionou Rejane. Em seguida eles ligaram para Patrícia e confirmaram que ela estava em sua casa, fora de perigo.
Outra vítima dos golpistas foi a família de Auri Metz. Por volta da 1h10min da madrugada da segunda-feira, 28, a esposa Adriane atendeu uma ligação e uma voz feminina, do outro lado da linha, disse que o filho deles, Willian, estava em perigo. “Minha esposa disse que ele estava em casa e então eles desligaram”, explicou Auri.
Em um dos outros casos, uma das vítimas saiu da sua casa e foi até a propriedade de um familiar, só para ter certeza de que ele realmente estava bem. Não há relatos de moradores destas localidade que tenham caído no golpe.