A exemplo dos estaduais de futsal regidos pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e Liga Gaúcha, outras competições amadoras da modalidade vem movimentando equipes e atletas nos quatro cantos do Rio Grande do Sul. No naipe feminino não é diferente. A competição pioneira é a Copa Sul-rio-grandense Dalponte. Em uma das eliminatórias realizadas na cidade de Lajeado, a equipe Asas Douradas, de Venâncio Aires, garantiu classificação para a segunda fase.
“Estivemos disputando um dos tantos quadrangulares agendados nesta primeira fase. Ficamos entre os dois melhores da chave e no jogo extra valendo o título, empatamos no tempo normal e vencemos na série dos pênaltis. Agora segue a preparação para a nova eliminatória, a princípio em novembro, em Santa Maria. Não está descartada a hipótese de se realizar esta mesma fase em Venâncio Aires”, destaca o técnico da equipe, Eduardo Kist.
A 1ª Copa Sul-rio-grandense/Dalponte de Futsal – categoria feminino – conta com a organização da FC Torneios (Fábio Costa Eventos). São 40 as equipes participantes divididas em oito eliminatórias sediadas de forma regionalizada.
Participantes
Volte a Sonhar, Alaf (Lajeado), Juventus e Asas Douradas foi a composição do quadrangular do Vale do Taquari que teve os jogos no dia 4, no Ginásio Municipal Nelson Francisco Balcher, em Lajeado.
O Asas Douradas venceu o Juventus por 2 a 1. Fez 11 a 0 no Volte a Sonhar e perdeu pelo placar de 4 a 2 para a Alaf.
Contra a equipe de Lajeado que somou nove pontos, o Asas Douradas, na condição de segundo colocado, foi para o jogo extra valendo o título da Região.
“No tempo normal, o 1 a 1 comprova o equilíbrio entre as equipes. Foi um jogo de oportunidades de gols dos dois lados. Fomos para a série dos pênaltis e daí levamos a melhor, 3 a 2. Foi uma grande conquista para nossa equipe. A preparação agora segue com treinamentos para aperfeiçoarmos ainda mais as questões táticas da equipe. A cada etapa que se avança a gente sabe que irá se defrontar com equipes que assim como nós vem se preparando para competições desta grandeza”, exalta o técnico Kist.
Na premiação repassada pela organização da etapa, teve troféus e medalhas para as equipes finalistas. A atleta capitã do Asas Douradas, Ana Paula Dallanora, foi a artilheira da etapa. Eduardo Kist e o auxiliar técnico Cristiano Campos, foram os destaques da competição sede.
Em Venâncio
Eduardo conta que já houve um primeiro contato da organização para ‘puxar’ a segunda classificatória para Venâncio Aires. “Foi mantido contato pela organização que nos relatou que se Santa Maria não mostrar interesse, a vontade é de trazer a etapa para a Capital nacional do Chimarrão. Para nossa equipe seria uma honra sediar o evento”, completa Eduardo Kist.
Asas Douradas
Plantel:
- Rocheli Schuster
- Sabrina Daiane Câmara
- Larissa Devitte
- Vanessa Ahne
- Ana paula Dallanora
- Renata Ziem
- Aline Fernanda Dias
- Rafaela Milena Klein
- Kathleen Eduarda Joner
- Gabrieli Maia de Sabro
- Vanieli Letícia de Quadros
- Lara Maria M. S. Corneli
- Eduarda Luisa R. de Oliveira
- Francieli Leonhardt
- Sinara Inês Becker
- Evelinini Luisa dos Santos
Comissão técnica:
- Eduardo Kist
- Cristiano Campos
Final da Copa Sul-rio-grandense está projetada para o dia 13 de dezembro, na cidade de Santa Rosa.
- 1ª etapa: Já realizada, dia 4 de outubro, em cidades como Lajeado e Erechim.
- 2ª etapa: Será dia 11 de outubro, em Lagoa Vermelha e Santa Rosa.
- 3ª etapa: Está agendada para 18 de outubro, nas cidades de Passo Fundo e Triunfo.
- 4ª etapa: Última classificatória, dia 25 de outubro, tem uma sede confirmada: Canoas. Uma segunda sede ainda está por se definir.