A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central vai seguir com as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação até o dia 20 de novembro. Inicialmente, o prazo encerraria nessa sexta-feira, 30. Contudo, por causa da baixa cobertura vacinal no Rio Grande do Sul – o índice registrado foi de 54,1% – a Secretaria Estadual de Saúde decidiu prorrogar a campanha até o dia 21 de novembro, um sábado. Nesta mesma data será realizado o segundo Dia D de vacinação.
Na contramão do estado, até essa sexta-feira, Mato Leitão tinha atingido o percentual de 94,08% do público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite. A meta da Cidade das Orquídeas é imunizar 169 crianças. Por causa disso, a Secretaria de Saúde não realizará o segundo Dia D de mobilização.
O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável, aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.
Multivacinação
A campanha de Multivacinação, que tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos, também foi prorrogada. O intuito é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis.
Por ser uma estratégia de atualização de esquemas em atraso, a Secretaria de Saúde não trabalha com metas. A avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação durante o período de realização da campanha.
Índices de vacinação
- 1 ano: 75,51%
- 2 anos: 94,87%
- 3 anos: 105,13%
- 4 anos: 104,76%