Folha do Mate e Terra FM chegam na semana da eleição com um programação intensa no processo eleitoral, conforme o Plano de Cobertura, apresentado antes de começar a campanha. Teremos nesta semana quatro debates eleitorais.
Ontem a noite foram os candidatos de Vale Verde, o prefeito Carlos Gustavo Schuh (MDB) e o ex-prefeito Ricardo Azeredo (PSB). Hoje os quatro candidatos de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen (PP), Evaldir Dettenborn (PSDB), Ivo Port (PT) e Nubia Kauffmann Bartz (PDT). Na quarta o prefeito Carlos Bohn (PSDB), candidato único em Mato Leitão, será entrevistado. Na quinta o debate final de Venâncio, entre o prefeito Giovane Wickert (PSB), candidato à reeleição, e o médico Jarbas da Rosa (PDT), candidato da oposição.
Os debates iniciam às 20h no auditório da Folha, com transmissão pela Terra FM 105.1 e pelas plataformas digitais dos dois veículos. Os jornalistas Letícia Wacholz, editora da Folha, e Daniel Heck, diretor da Terra, são os mediadores dos debates, onde os candidatos respondem perguntas da comunidade, de entidades e fazem perguntas temáticas e livres entre si.
Vivemos a plena democracia, onde todos tem a mesma oportunidade, de falar com o eleitor do seu município, na microrregião de Venâncio, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde
Biden vence Trump nos EUA
A polarizada eleição presidencial americana foi acompanhada em tempo real pelo mundo, como nunca visto. Com um sistema diferente do nosso, em que quem faz mais votos se elege, os americanos votam no candidato e esse voto se transforma em delegados representantes. Quem vencer o estado leva todos os delegados. O fenômeno eleitoral do voto antecipado, pelo Correio, com 100 milhões de votos, deu a vitória à Joe Biden, do Democratas, sob protesto de fraude dos Republicanos, argumentando que muitos mortos teriam votado. Donald Trump venceu no interior do país, teve o voto do americano raiz. Biden venceu na costa oeste, no nordeste e nos grandes centros, com apoio de artistas, intelectuais, ativistas de todo tipo e simpatizantes do socialismo.
Biden ganhou, esse é o fato. Democrático. Trump vai contestar nos tribunais. Ele é um dos poucos presidentes que não se reelegeu na história dos EUA.
Os Estados Unidos, potência econômica capitalista e ‘policia’ do planeta, troca de comando. Biden é tido como moderado, conciliador. Mas precisará ser forte também, pois a cadeira presidencial americana não é para fracos, nem para excêntricos como Trump.
Como Bolsonaro tem boa relação ideológica de direita com Trump, o ‘establishment’ tupiniquim já ‘semeia’ o confronto de Biden, da esquerda, com Bolsonaro, da direita, visando a nossa eleição de 2022. Não creio que a diferença ideológica vá afetar relações dos dois países, que são de interesses maiores. Mas que a grande imprensa vai fomentar esse confronto, estimulada pelo ‘establishment’ planetário, vai. Ontem as manchetes já eram nessa linha, de que Biden vai pressionar as políticas ambiental e de relações externas brasileiras e vai aliviar as relações com a China.
Frases na rede
“Trump tem que aceitar que perdeu”, diz o petista que até agora não aceitou a vitória de Bolsonaro em 2018
Trump se elegeu pelo Whatsapp, governou pelo Twitter e perdeu pelos Correios
Notinhas
* Vivemos uma semana com crescimento de casos de Covid em Venâncio, revivendo o pico do mês de agosto. Foram, em média, 16 casos por dia na última semana. É o reflexo do que se observa na cidade e interior, de liberação geral, sem distanciamento, sem máscaras, sem cuidados, sem fiscalização. A conta virá, lembrando que ainda não temos remédio especifico nem vacina contra o coronavírus.
* O apresentador da Globo Luciano Huck, sem filiação partidária, que sonha ser Presidente, já se reuniu primeiro com Flávio Dino, governador do Maranhão pelo PC do B, e agora com o juiz Sérgio Moro, também sem filiação partidária ainda. Os dois falaram de eleição presidencial. Penso que Moro perde muito se aliando a Huck.
Esportivas
* A Assoeva levou 2×1 do Joinville em SC no domingo e se despediu da Liga Nacional. Já tinha caído na Copa do Brasil. Segue no Estadual e Taça Brasil.
* No Brasileiro o Inter empatou em 2×2 com Coritiba no Beira Rio e mesmo assim segue líder, agora isolado, com 36 pontos, pois o Flamengo perdeu. O Grêmio venceu o Fluminense por 1×0 no Maracanã e avança. É 8º com 30 pontos.
* Na quarta a dupla começa a fase quartas de final da Copa do Brasil, que vale vaga na semifinal e R$ 7 milhões. Cuiabá x Grêmio às 19h e Inter x América MG às 21h30min
* O argentino Eduardo Coudet, líder do Brasileiro com o Inter, deixou o colorado ontem para assumir o Celta de Vigo, que luta contra o rebaixamento na Liga da Espanha. Cudet vai fazer ‘ponte’ para clubes maiores na Europa. No Inter teve erros, mas fez ‘milagre’ com o plantel que tinha. Para mim o melhor técnico do Inter desde Rubens Minelli, do bi brasileiro de 75 e 76.
Do Twitter
* Estadão: Huck se encontra com Moro e intensifica articulação para candidatura
* IstoÉ: O apresentador faz movimentos à esquerda e à direita em busca de articulação para uma candidatura à Presidência da República
* Folha S. Paulo: Bolsonaro diz que deve buscar no Congresso ‘sistema eleitoral confiável’ para 2022
* Exame: “Seria um retrocesso”, afirma Barroso sobre retomar voto impresso
* O Globo: Democrata Joe Biden é eleito o 46º presidente dos EUA
* GZH: Vitória de Biden pressiona políticas ambiental e externa brasileiras
* Veja: Vitória de Biden deve ser negativa para a economia brasileira
* O Globo: Na contramão da região e da maior parte do mundo, Bolsonaro mantém silêncio sobre vitória de Biden
* Exame: Bolsonaro vai cumprimentar Biden na hora certa, diz Mourão
* Exame: China espera resultado oficial para parabenizar Joe Biden
* BBC: Em discurso de tom conciliatório, o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, convocou democratas e republicanos a cooperarem.