Após o cumprimento da única condição imposta pelo Governo do Estado para que Venâncio Aires tivesse o repasse da área do Distrito Industrial de Vila Estância Nova, no final do mês de agosto, a Prefeitura de Venâncio Aires trabalha para concluir a licitação do projeto técnico e inicia a abertura de caminho na área.
Conforme informações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vem trabalhando na limpeza para que interessados possam visualizar a área. “Estamos abrindo uma cancela, intervindo para que os empresários possam chegar até o local. São várias empresas interessadas que pretendem investir no Distrito. Muitos empreendedores estão interessadas em apostar em Venâncio Aires”, citou ele, em entrevista à Folha do Mate.
Devido ao período eleitoral, Soares antecipou: “Temos um projeto interessante para o Distrito, uma empresa que ofertaria 150 empregos diretos. Mas nosso trabalho é discreto para não ter comprometimento político. A gente vem negociando com várias empresas, temos boas perspectivas, mas vamos preservar os empresários neste momento”.
Com a licitação do projeto técnico tramitando, agora a expectativa gira em torno da conclusão desse processo. Com isso, será possível prever um custo para a obra, como será a distribuição dos lotes, determinação de áreas verdes, rede trifásica, tratamento de água, análise de solo, análise ambiental e geológica. “Após a confirmação da empresa que fará o projeto técnico, iremos executar as obras para criar o Distrito”, afirma Soares. Além disso, a equipe técnica estuda uma possibilidade de parceria público-privada (PPP) para a implementação do Distrito Industrial.
Área desmembrada
No dia 4 de setembro foi anunciado que a Prefeitura havia desmembrado o primeiro lote industrial, com 7.191 metros quadrados, dentro de uma área com mais de 833 mil metros quadrados. A partir deste desdobro, Venâncio Aires passou a cumprir com as exigências estabelecidas com prazo até o fim deste ano e que constam no projeto. Agora, seguindo as tratativas, está em andamento a licitação para a contratação de uma empresa que deverá realizar o plano de loteamento do espaço. Este passo atenderá o regulamento com prazo até 2027.