Grafite nos condomínios populares

-

*Por Rosana Wessling e Eduarda Wenzel

Encerrando as atividades do Plano de Desenvolvimento Socioterriotorial, os condomínios Altos da Aviação e Bela Vita receberam, no último sábado, 7, uma atividade artística para colorir a área residencial e envolver a comunidade na ação. O projeto social é voltado à população beneficiada por empreendimentos financiados pelo Governo Federal, como as moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, e executado pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, em parceria com a Umbrela Amarela.

De acordo com a coordenadora das atividades, Mariana Faria Corrêa, proprietária da Umbrela Amarela, essa ação foi um presente para as crianças desses condomínios, que tiveram o projeto por um ano. “O nosso parceiro, Digo, fez o projeto, as síndicas autorizaram, nos mostraram quais paredes poderíamos colorir e autorizaram o projeto. No sábado, o Digo coordenou a ação e, na hora da pintura, todas as crianças puderam participar”, salienta.

Mariana destaca que a ideia do grafite foi do artistas, mas todas as crianças do projeto participaram e ajudaram a colorir o condomínio. “A ideia é do artista, mas todos participaram. A arte sempre é importante estar na comunidade, ela traz alegria. O legal foi ver as crianças se envolvendo e participando do processo”, reforça.

Conforme a assistente social Daiane Führ, ocorreram atividades ao longo do ano em parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A Oficina de Intervenção Artística (Legado para comunidade) teve como objetivo proporcionar a valorização do patrimônio, olhar artístico, sensibilidade, autoestima e pertencimento.

Para os moradores, a pintura embeleza o condomínio Bela Vista

A pintura no quiosque do condomínio Bela Vista fica visível pra todos que passam pelo complexo. Os moradores elogiam a ação e esperam por novas atividades como essa. Entre as crianças que participaram do desenho e pintura, estão Kauan Henrique Bandeira, 9 anos, e Bryan Edson Silva, 10 anos. Os meninos ajudaram o pintor e se divertiram colorindo a parede. “Eu fiz um pássaro e ele ajudou no fundo”, diz Kauan.

Para as crianças, esse momento foi especial, pois aprenderam mais sobre desenho, pintura e arte no geral. “Muitos vizinhos elogiaram o desenho que fizemos com o pintor. E realmente ficou lindo”, conta Bryan.

Para moradora Eliane Cristina da Rosa, a pintura ficou linda, pois deixou o ambiente que era simples com mais alegria e beleza. Ela destaca que mais espaços do condomínio deveriam receber a arte. “Era uma parede feia, pois as crianças rabiscavam lá. Agora é uma arte, que incetiva as crianças a desenharem, pintarem e a não riscarem mais”, salienta. Além disso, ela também observa que o projeto faz aulas semanais com as crianças, o que é importante para o desenvolvimento social delas.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido