Confira o resultado da última rodada da pesquisa Methodus para Prefeitura de Venâncio Aires

-

A terceira rodada da pesquisa contratada pela Folha do Mate ao Instituto Methodus – a última antes das eleições municipais, no domingo, dia 15 de novembro -, com o objetivo de verificar a intenção de voto dos venâncio-airenses para prefeito, indica vitória de Jarbas da Rosa (PDT) sobre Giovane Wickert (PSB).

Após realizar 400 entrevistas, nos dias 10 e 11, o Methodus chegou aos percentuais de 53,9% para Jarbas e 30,7% para Giovane na menção estimulada (cenário em que os nomes dos candidatos são apresentados). Brancos e nulos somaram 6,8%. Os que responderam ainda não saber em quem votar foram 8,7%.

O resultado da terceira amostragem evidencia uma diferença de 23,2 pontos percentuais em favor de Jarbas da Rosa no cenário estimulado, número um pouco abaixo do que obteve na primeira e na segunda rodadas, quando as diferenças chegaram a 24,5 e 25 pontos percentuais, respectivamente. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos, em um intervalo de confiança de 95%. Os 400 entrevistados, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, de várias classes sociais e níveis de escolaridade, foram ouvidos na cidade e no interior de Venâncio. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número RS-01435/2020.

Estimulada

Na primeira pesquisa, publicada pela Folha do Mate no dia 3 de outubro, Jarbas tinha 46,4% e Giovane 21,9%, uma diferença de 24,5 pontos percentuais. Brancos e nulos eram 9,1%, já os indecisos somavam 22,6%.

A segunda rodada da pesquisa do Instituto Methodus, publicada no dia 24 de outubro, trouxe Jarbas novamente à frente, com 52,5% das intenções de voto, contra 27,5% de Giovane, uma diferença de 24,5 pontos percentuais. Brancos e nulos eram 7,2%, já os indecisos somavam 12,9%.

Na terceira pesquisa, que está sendo publicada nesta edição, a diferença pró-Jarbas caiu um pouco, para 23,2 pontos percentuais. O candidato do PDT aparece com 53,9% e Giovane Wickert tem 30,7%. Brancos e nulos são 6,8%, enquanto os indecisos somam 8,7%.

Na espontânea, diferença de 22 pontos

No cenário espontâneo (quando não são apresentados os nomes dos candidatos) Jarbas da Rosa teve 50,7% da intenções contra 28,7% de Giovane Wickert na amostragem mais recente, uma diferença de 22 pontos percentuais. Brancos e nulos somaram 6,5%, já os indecisos somaram 14%. A última rodada da pesquisa contratada pela Folha do Mate evidencia que o candidato do PDT conseguiu manter a vantagem desde o início de outubro. Ou seja, a campanha teve interferência direta no provável resultado da eleição.

Na primeira pesquisa, publicada pela Folha do Mate no dia 3 de outubro, Jarbas tinha 29,3% e Giovane 13,5%, uma diferença de 15,8 pontos percentuais. Brancos e nulos eram 4,6%, já os indecisos somavam 52,6%.

 

A segunda rodada da pesquisa do Instituto Methodus, publicada no dia 24 de outubro, trouxe Jarbas novamente à frente, com 43,8% das intenções de voto, contra 23,3% de Giovane, uma diferença de 20,5 pontos percentuais. Brancos e nulos eram 8,4%, já os indecisos somavam 24,5%.

Na terceira pesquisa, que está sendo publicada nesta edição, a diferença pró-Jarbas ficou em 22 pontos percentuais. O candidato do PDT aparece com 50,7% e Giovane Wickert tem 28,7%. Brancos e nulos são 6,5%, enquanto os indecisos somam 14%.

Superioridade na cidade e no interior

A exemplo do que aconteceu nas duas primeiras rodadas, Jarbas da Rosa (PDT) tem superioridade sobre Giovane Wickert (PSB) entre os eleitores da cidade e do interior. As entrevistas foram feitas em 14 bairros e oito distritos. Na cidade o pedetista só perde no Aviação. Há ainda um empate no bairro Coronel Brito. No percentual geral da área urbana, Jarbas fecha com 57,3%, contra 26,2% de Giovane, uma diferença de 31,1 pontos percentuais.

No interior, o candidatos vence em cinco distritos (Mariante, Santa Emília, Palanque, Vila Teresinha e Estância Nova), contra três onde Giovane vai melhor (Deodoro, Linha Brasil e Vila Arlindo. No percentual geral da área rural, Jarbas fica com 46,1% e Giovane com 40,6%, uma vantagem de 5,5 pontos percentuais.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido