A jabuticaba, fruta originária do Brasil, já conquistou muitos adeptos. Com sabor doce e caroço mais ‘azedinho’ ela possui características únicas, podendo ser consumida in natura (com casca) ou utilizada como ingrediente no preparo de receitas. Com apenas uma safra no ano, de agosto a setembro, a fruta apresenta inúmeros benefícios à saúde. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), cada 100 gramas de jabuticaba possuem 16,2 miligramas de vitamina C.
De acordo com a nutricionista Daniele Reis, além das vitaminas do complexo C e B, a jabuticaba contém ferro e cálcio em sua composição. “A fruta auxilia no controle do colesterol, por ser antioxidante previne o câncer de mama e próstata e contribui para rejuvenescimento da pele”, destaca.
Segundo ela, tanto a casca como o caroço da fruta podem ser consumidos. “Devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante em função da fibra presente e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa podendo causar constipação intestinal”, afirma.
Porém, é na casca que estão contidos os principais benefícios. De acordo com a nutricionista, estudos revelam que a casca da fruta evita o crescimento de células de câncer de mama e próstata. Além disso, faz bem para a pele, cabelos e circulação do sangue.
Exercícios físicos
A jabuticaba quando consumida durante e após a prática de exercícios físicos contribui para diminuir os efeitos causados pelos radicais livres, que podem provocar lesão ou inflamação muscular. “Os antioxidantes encontrados na jabuticaba são compostos capazes de neutralizar os radicais livres, portanto o consumo da fruta é muito indicado para praticantes de atividade física”, destaca a nutricionista Daniele Reis.
Preparação de alimentos
Além da fruta in natura, que é a forma ideal de consumo, a jabuticaba também pode ser consumida de diversas formas, em geleia, bolo, cuca, sorvete, chás, farinha feita com a casca, suco e até mesmo um delicioso licor. Contudo, a fruta é rica em açúcar (frutose), por isso deve ser consumida com moderação em casos de diabetes. “A jabuticaba auxilia na saciedade, a fruta contém um ótimo teor de fibras, nutriente que ajuda a regular o intestino e ainda contribui no controle da fome, dando essa sensação de saciedade por mais tempo”, complementa.
Aprenda a fazer um bolo fit de jabuticaba, indicado pela nutricionista Daniele Reis:
Receita: Bolo Fit de Jabuticaba
Ingredientes:
- 1/2 xícara (chá) de óleo de coco, oliva ou girassol
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de jabuticaba
- 1 banana madura
- 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
- 1 xícara (chá) de farinha de aveia
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral ou de arroz integral
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes líquidos no liquidificador e o açúcar. Após bater bem transfira para outro recipiente e misture as farinha e o fermento em pó.
Levar ao forno por aproximadamente 35 minutos á 180°
LEIA MAIS: Torta de maçã crocante e super fácil
Aprenda a fazer panquecas de aveia
Veja como fazer pudim para diabéticos