A aposta na montagem do plantel da Assoeva/Unisc/ALM no começo desta temporada foi em cima de bons resultados. A projeção maior era em busca do primeiro título nacional. Na prática não foi bem assim. Na Liga Futsal a equipe parou logo no primeiro mata-mata, a exemplo da Copa do Brasil. No Estadual chegou na decisão mas parou no Passo Fundo que carimbou a conquista da Série Ouro de forma invicta. Competição como a Taça Brasil foi suspensa. Na Copa RS de Futsal, onde foi campeã da primeira edição em 2019, a Assoeva acabou abrindo mão da disputa.
Por conta da pandemia, um ano muito diferente onde o torcedor nem conseguiu estar no ginásio Poliesportivo para ‘empurrar’ a equipe. Como mandante a Assoeva teve na Liga Futsal a realização de sete jogos. Foram quatro vitórias e três derrotas. Foi um aproveitamento de 57,14% como mandante. Ainda como mandante a equipe teve um compromisso pela Copa Brasil. Foi beneficiado por um WO no Estadual (União Independente, de Santa Maria) e depois disso teve mais três jogos pelo Estadual (AES Sobradinho, Guarani de Frederico Westphalen e Passo Fundo). Na soma geral foram 12 jogos no Poliesportivo.
Fora de seus domínios e deixando a soma de lado no que engloba a Copa Três Coroas de Futsal e mais o Estadual que na fase inicial teve os jogos sediados, a Assoeva foi nada bem. Na Liga Futsal foram sete jogos fora de Venâncio Aires e mais o compromisso pela Copa do Brasil. Em oito jogos foram dois empates e seis derrotas.
Entre Liga Futsal e Copa do Brasil, o aproveitamento da Assoeva como visitante foi de apenas 8,33%. Os números ficam aquém diante daquilo que se projetava no começo de temporada. Direção do clube, comissão técnica e jogadores estiveram reunidos na quinta-feira, 10, ao meio-dia, para a confraternização de fim de ano.
Diretoria do clube ainda irá se reunir em demais oportunidades para definir os rumos da agremiação em 2021. O primeiro passo pela continuidade do clube é agregar mais pessoas para trabalhar na linha de frente.
Na Liga Futsal
Equipe finalizou a primeira fase na quarta posição do Grupo ‘C’ e em 12º na geral entre os 21 clubes participantes. Na fase oitavas de final a Assoeva foi eliminada pelo Joinville que chegou até a semifinal onde parou no Corinthians. O aproveitamento em 14 jogos foi de 30,95%.
Na Série Ouro
No Estadual de Futsal a Assoeva foi vice-campeã. Foi a terceira colocada na primeira fase dentro do seu grupo e assim perdeu o direito de decidir qualquer uma das eliminatórias seguintes como mandante. O aproveitamento em 10 jogos foi 56,66%.
Na Copa do Brasil
No torneio nacional, a Assoeva, em sua terceira participação, não avançou do primeiro mata-mata. Equipe foi eliminada pelo Dois Vizinhos, do Paraná, que vai decidir a final da competição contra o Ceará. O aproveitamento em dois jogos foi de 16,66%.
Na Copa Três Coroas
No torneio que a Assoeva disputou na pré-temporada, equipe venceu o Três Coroas por 6 a 5, perdeu para o Cascavel por 8 a 0 e na decisão do terceiro lugar, foi derrotada pelo Pato Futsal por 5 a 2. O aproveitamento em 3 jogos foi de 33,33%.
Os 78 gols da Assoeva ao longo de quatro competições oficiais na temporada 2020
- Com 18 gols Rafinha
- Com 13 gols Keké
- Com 10 gols Vini Scola
- Com 8 gols Boni
- Com 7 gols Vagner Manica
- Com 5 gols Valdin
- Com 4 gols Saraiva e Gabriel Darici
- Com 3 gols Mateus Torres
- Com 2 gols Marcelo Giba
- Com 1 gol Rafael Lourenço e Deividi
- Assoeva tem um gol contra a favor e um gol de WO na primeira fase do Estadual Serie Ouro.
- Na Liga Futsal a Assoeva marcou 27 gols (18 no Poliesportivo e outros nove fora de casa).
- Equipe sofreu 44 gols (20 em casa e 24 como visitante).
- Na Série Ouro a equipe balançou a rede 41 vezes. Sofreu 31 gols.
- Na Copa do Brasil que é sistema de mata-mata, a equipe foi eliminada pelo Dois Vizinhos. Foram dois gols marcados e quatro sofridos.
- Na Copa Três Coroas, a Assoeva, em três jogos, teve uma vitória e duas derrotas. Marcou oito gols e sofreu 18.