O churrasco de cordeiro é um dos mais cobiçados.
Quando preparado da maneira correta, a carne suculenta e deliciosa faz sucesso.
Aquele que domina o preparo do cordeiro praticamente pode se garantir como o mestre churrasqueiro. E aí vem a pressão: como acertar na hora de assar o churrasco de cordeiro?
As expectativas quando falamos do cordeiro são bastante altas. Se você sonha em surpreender os seus convidados, segue algumas dicas.
Por que a carne de cordeiro é mais difícil?
O preparo tão peculiar não é tão relacionado à dificuldade, mas sim com o nosso costume em relação ao gado bovino. Assar churrasco de cordeiro é bem diferente de assar o churrasco de boi.
No Brasil, o churrasco de cordeiro é considerado uma iguaria. Não é tão popular, bem como a produção de ovinos é bem menor – a maior parte da carne consumida vem do Uruguai.
Portanto, tem mais a ver com questão cultural do que o próprio grau de dificuldade.
Como escolher a carne do cordeiro?
Muito se fala em carne de ovelha, de carneiro, de cordeiro… Você fica perdido? Saiba que a melhor carne, a que você deve pedir no açougue, é de cordeiro. O animal novo, com menos de 1 ano, é o que fornece a carne mais macia.
Ao comprar, verifique se o tom da carne é bem rosado. Se tiver aspecto acinzentado, pode ser que seja uma carne mais velha, o que não é bom para seu churrasco.
Os cortes mais famosos são o carré, o t-bone, o pernil (ou quarto de cordeiro), a paleta e a costela. Além de contarem com processos muito diferentes da carne bovina, também contam com particularidades entre si.
O tempero
Varia conforme o seu gosto e de seus convidados. Você pode usar apenas o sal grosso e aproveitar que a carne de cordeiro já conta com um sabor único cheio de personalidade. Assim, o resultado é mais suave.
Ou, se preferir realçar bastante o sabor marcante, pode preparar uma marinada. Além de deixar a carne macia e saborosa, a marinada pode ser usada enquanto você assa o cordeiro.
Assando o cordeiro
A carne de cordeiro deve ser assada em temperaturas mais amenas, sem labaredas de fogo, apenas na brasa. Seu tempo de cocção varia entre 2 e 3 horas. Preste muita atenção também se a carne fica seca nesse processo.
Caso necessário, tenha em mãos aquela marinada usada no tempero para regar aos poucos a carne enquanto assa.
Marinada
Essa marinada pode ser usada para temperar até 10 kg de carne, então você pode ajustar as quantidades de acordo com a quantidade de cordeiro que você tem:
• 10 colheres de sopa de sal
• 7 folhas de louro
• 1 litro de vinho branco seco de boa qualidade
• 2 cabeças de alho de tamanho médio
• 1 colher de sopa de pimenta do reino
• 2 copos de água (ou 400 ml)
• 1 noz moscada ralada
• 1 colher rasa de sopa de alecrim fresco ou desidratado
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Posicione a carne em um recipiente, cubra com a mistura e deixe descansar na geladeira por pelo menos 6 horas. Depois, basta preparar a carne como você preferir – no forno ou churrasqueira.
E se desejar, você pode usar a marinada como base para um molho. Simplesmente pegue a mistura e cozinhe em uma panela até reduzir.
Para harmonizar, usa-se normalmente cervejas com IBU acima de 35 até 60. Então para acompanhar o cordeiro, indica-se a Belgian Dark Strong Ale e a American Brown Ale.