As entidades representativas dos produtores de tabaco, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e as Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e lideranças das empresas fumageiras, se reúnem, nesta quinta-feira, 17, para dar início à negociação do preço do tabaco da safra 2020/21. Os encontros ocorrem por videoconferência, a partir das 8h30min.
“Devido à pandemia da Covid-19, não poderemos realizar os encontros presencialmente. Então, pela primeira vez na história da negociação de preço do tabaco, as reuniões serão on-line, por videoconferência. Entretanto, continuam ocorrendo de maneira individual entre a Comissão e as empresas fumageiras”, explica o presidente da Afubra, Benício Albano Werner.
Na pauta das reuniões, a apresentação do custo de produção para a safra 2020/21 e a proposta do percentual de aumento que incidirá sobre a tabela da safra 2019/20. A reunião da comissão representativa dos fumicultores ocorre na tarde da quarta-feira, dia 16, também por videoconferência. “A diretoria da Afubra já se reuniu com os conselheiros da entidade para tratar sobre o assunto”, finaliza Werner. (Fonte: Afubra)