Sandra Wagner: pela valorização das mulheres e da agricultura na Câmara

-

A agricultora Sandra Helena Wagner, de 53 anos, será uma das duas mulheres na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires a partir do dia 1º de janeiro de 2021. Vereadora eleita, Claidir Kerkhoff (PSL) foi anunciada ontem como secretária de Habitação e Desenvolvimento Social e vai abrir espaço no Legislativo para Ricardo Landim (PDL). Ao mesmo tempo, o PSD revelou que Janete Brandão terá oportunidade na Câmara. Reeleita pelo PSB, com 751 votos, Sandra pretende, na próxima legislatura, dar continuidade ao trabalho que vinha realizando, com prioridade para a valorização das mulheres e da agricultura.

Prestes a dar início ao seu segundo mandato na Casa do Povo – que presidiu em 2018 -, Sandra tem uma antiga relação com a política. Aos 19 anos, filiou-se ao PDT, onde ficou por 29 anos, embora não tenha participado das ações partidárias. “Assinei ficha por influência de uma amiga, que era candidata a vereadora”, esclarece. Em 2016, ano de eleições municipais, se transferiu para o PSB e concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores. Com os 1.515 votos obtidos nas urnas, se tornou a terceira candidata mais votada da atual legislatura.

Sobre a troca de partido no ano do pleito, ela comenta que já havia recebido outros convites e achou que o momento era ideal. “Estava conhecida na comunidade, pois exercia atividades há muitos anos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde liderei ações com grupos de mulheres rurais, participei ativamente de várias lutas sindicais e acompanhei o projeto de habitação rural”, ressalta. Sandra diz que sempre gostou de marcar presença nas festas comunitárias, bem como ser voluntária nas ações da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, de Herval Mirim.

Sandra Wagner informa que, entre as metas para o segundo mandato, quer focar em uma lei que possibilite ao Município dar incentivo para a perfuração e equipação de poços artesianos, segundo ela muito necessários para as famílias do meio rural.

Sandra Wagner durante edição do Grito da Terra Brasil, uma das maiores atividades do sindicalismo rural (Foto: Arquivo pessoal)

Futuro na política

Quando avaliou a possibilidade e decidiu concorrer, o objetivo de Sandra era ocupar uma cadeira na Câmara para levar à sociedade a importância do trabalhador rural, as suas lutas e necessidades, bem como buscar o reconhecimento do seu trabalho. A postura adotada por ela no primeiro mandato foi exatamente esta. Por ter se tornado uma referência política e, agora, a única mulher componente do Legislativo, crescem as expectativas quanto a surgimento em uma chapa majoritária, no futuro. Ela, no entanto, mantém a cautela: “É muito cedo para avaliar o futuro na política. Estive na Câmara por quatro anos como situação e, agora, terei experiência como vereadora de oposição. Sigo creditando a minha caminhada política aos desígnios de Deus, por isso tenho a tranquilidade de dizer que faço a política honesta, com trabalho e respeito pelas pessoas”.

“Ao me reeleger vereadora, tenho a oportunidade de ampliar minhas ações em defesa dos trabalhadores na agricultura, buscando efetivar o desenvolvimento do nosso meio rural.”

SANDRA WAGNER – Vereadora reeleita do PSB

Família e estudos

Sandra Helena Wagner é natural de Venâncio Aires e cresceu na localidade de Vila Santa Emília, no interior do município. Solteira, é filha de Eleonor e Romilda Wagner, ambos de 77 anos, e tem três irmãos: Marcelo, Paulo e Tiago. É mãe de Fernando Wagner, 28, e neta de Heloísa, que nasceu no último sábado, dia 12 de dezembro.

Cursou os anos primários na Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Santa Emília e concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Leo João Frölich, em Linha 17 de Junho. Tem habilitação para o Magistério, pelo Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida e está cursando Gestão Pública na Uninter.

Momentos e inspiração

• Ao fazer uma análise de sua atuação como vereadora, Sandra Wagner salienta que “a política é muito dinâmica, com altos e baixos constantemente”. De acordo com ela, o pior momento no Legislativo foi a experiência de ser líder de governo, pois em muitas situações se sentiu pressionada e constrangida, até.

• Já o melhor momento se deu em 2018, quando foi presidente da Casa e prefeita em exercício. “Não pelo fato de ocupar o poder máximo do Município, mas por ter tido a oportunidade de superar meus medos, de ter enfrentando diversas situações com muita coragem, sem perder a minha essência e, assim, continuar a ser uma pessoa simples e amiga de todos”, afirma.

• A parlamentar diz se inspirar no deputado federal Heitor Schuch (PSB) para tocar o seu mandato. “Ele é um homem simples, inteligente, um lutador pela causa da agricultura familiar. É atencioso com todos e não mede esforços para ajudar o próximo. É um deputado diferenciado, que chega na cidade num sábado de manhã às 8h e vai de loja em loja, a pé, sozinho, conversa com as pessoas, sem ter a presença de equipe de segurança e holofotes. Ele me enche de orgulho”, elogia.

• Sandra Wagner destaca que vai continuar com o projeto ‘Chá Comigo’, que oportuniza às pessoas entenderem melhor a função de um vereador, suas atribuições e seu alcance de atuação. “Entendo que, dessa forma, as pessoas poderão compreender a difícil tarefa que nos é posta: de representar uma sociedade que tem dificuldades para conviver coletivamente”, conclui.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido