As restrições da pandemia mexeram um pouco com um momento que geralmente é de festividade e confraternização entre os políticos. As cerimônias de diplomação dos eleitos de Passo do Sobrado e Vale Verde, ambas realizadas na tarde desta quarta-feira, 16, foram rápidas e sem discursos.
No figurino, que geralmente tem o terno, a gravata, o vestido e o salto alto, também teve a máscara, essa um item já indispensável. Dessa forma, as palavras ficaram a cargo apenas do juiz da 162ª Zona Eleitoral de Santa Cruz do Sul, Assis Leandro Machado, que comandou os trabalhos nos dois municípios da microrregião. Também de forma breve, o magistrado reforçou a necessidade de responsabilidade dos eleitos a partir de agora.
“O momento é crucial para reflexões. Mas tenho certeza de que todos os que se lançaram na política e foram eleitos, sabem daquilo que irão representar. Seja no parlamento, seja no Executivo, que usem as ferramentas para o mais importante: a felicidade dos munícipes.”
Passo do Sobrado
Em Passo do Sobrado, foram diplomados o prefeito eleito Edgar Thiesen (Progressistas), conhecido como Amarelinho, a vice, Celina Fagundes da Rosa (MDB) e os nove vereadores: Jandinho do Elemar (PTB), Elisio Machado (PDT), Gustavo da Farmácia (PDT), Professora Celia (PTB), Fabiane Gassen (PP), Selmo Loco (PT), Marleninha (PP), Mateus Freitas (MDB) e Professora Juliana (PDT).
Vale Verde
Em Vale Verde, receberam os diplomas o prefeito reeleito Carlos Gustavo Schuch (MDB), o vice Ricardo Froemming, o Feijão (PTB) e os nove vereadores: Sandra de Mello Da Silva (PSB), Elario Rosa da Silva (MDB), Gabriel Melo – Melinho (MDB), Frederico Toillier – Fritz (PDT), Eloir Storch (MDB), Dion Souza (MDB), Clecio Hertz (PSB), Guilherme Ubatuba Teixeira (MDB) e Flavio da Silva (Republicanos).
Secretariados ainda em formação
A poucos dias do início das próximas administrações (2021-2024), os prefeitos eleitos de Passo do Sobrado e Vale Verde ainda não confirmaram a formação dos seus respectivos secretariados.
Em Passo do Sobrado, o único nome revelado é o do novo secretário de Educação. Ele será Flúvio Kroth, professor conhecido no município e que ensina Matemática na Escola Estadual Alexandrino de Alencar. “A prioridade será uma seleção com nomes técnicos”, destacou o prefeito eleito, Edgar Thiesen.
Já em Vale Verde, o prefeito reeleito Carlos Gustavo Schuch também revelou apenas um nome até agora. Trata-se da manutenção de Everton Miritz Jeske à frente das secretarias de Finanças, Indústria e Comércio e de Administração e Planejamento.
Das demais pastas de Vale Verde, Schuch deu liberdade aos quatro partidos que integraram sua coligação (MDB, PTB, PDT e Republicanos) para fazer indicações. “Esses nomes serão avaliados por mim e até a próxima semana, ainda antes do Natal, vamos divulgar.”
Posses
Quanto às posses, que ocorrem dia 1º de janeiro, Passo do Sobrado ainda não definiu local e horário, já que espera atualizações sobre os protocolos Covid. Em Vale Verde, a cerimônia ocorre às 9h30min e será no ginásio da Comunidade Evangélica ou ainda em algum lugar ao ar livre.