Venâncio Aires poderá receber uma empresa que produzirá adubo orgânico a partir do aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos. A Organa Ambiental está analisando propostas e possíveis áreas para a instalação. O diretor da empresa, Diego Leite, esteve no município visitando possíveis locais, entre eles, o Distrito Industrial. O projeto da Organa também foi apresentado, nesta semana, por Leite na reunião com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) de Venâncio Aires.
Leite explica que a Organa será uma empresa independente, mas parceira da Ecolog, que atua há mais de 18 anos no mercado com o gerenciamento de resíduos orgânicos totalizando mais de 10 mil pontos de coleta. “Hoje gerenciamos vários tipos de resíduos, coletamos e temos parceiros que auxiliam na destinação”, complementa.
A Organa procura instalar-se em Venâncio Aires pela estratégia logística. “A cidade está bem localizada, temos um bom ponto para captação e escoamento do adubo”, comenta Leite. A empresa irá atuar apenas com resíduos orgânicos como camas aviárias, cinzas orgânicas, carcaças de animais, resto de alimentos (refeitórios), serragens não tratadas, folhas secas, esterco de animais que serão transformados em fertilizantes e energia.
“Hoje nosso principal mercado é com a fronteira Oeste. O adubo serve para todas as culturas, principalmente para soja e tabaco”, frisa o diretor. O secretário de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, enaltece que com a vinda da empresa os produtores locais serão beneficiados. “São vários benefícios, entre eles, o custeio mais barato. Vai ser mais em conta nosso produtor destinar seu resíduo orgânico aqui e adquirir o adubo orgânico depois.”
Para o diretor da Organa, a empresa irá auxiliar no recolhimento de matéria orgânica de todo o estado e irá auxiliar para a captação de mais empresas para Venâncio Aires, como aviários e suas cooperativas. “A gente já sabe que a nossa produção nos primeiros quatro anos vai suprir apenas 1% da demanda que temos no estado. Mas a Organa além de ser uma solução ambiental é uma destinatária para os recursos orgânicos”, cita.
Kaufmann ressalta que nos últimos dias a Administração está analisando as possibilidades agrícolas e industriais. “Estamos executando a vontade que tínhamos de incentivar a vinda de uma empresa neste segmento. Agora estamos apresentando o projeto e visualizando áreas para a implementação da empresa. Sem dúvida, é um projeto importante para Venâncio Aires.”
“Com a Organa conseguimos fomentar ainda mais a produtividade dos grãos e vamos transformar um resíduo em adubo que volta para a lavoura e fortifica ainda mais o solo e trará produção.”
DIEGO LEITE – Diretor da Organa