O ano de 2020 desafiou empresas de todos os ramos. Com os veículos de comunicação, não seria diferente. Empresas líderes de audiência em seus segmentos, em Venâncio Aires, a Folha do Mate e Terra FM buscaram estratégias e desenvolveram ações para reforçar seu compromisso com leitores e ouvintes e contribuir com a promoção da saúde, da educação e da economia da região, em um ano atípico.
Desde novembro, a Terra FM atua no mesmo prédio da Folha do Mate, na rua Visconde do Rio Branco, 600. Em um estúdio novo e panorâmico, as duas equipes dividem o mesmo espaço físico e reforçam a parceria nas coberturas jornalísticas e promoção de eventos e projetos. Confira algumas ações realizadas ao longo do ano. A Folha do Mate é a 45ª maior empresa de Venâncio Aires, com base no Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2019. A rádio Terra FM ocupa a 60ª posição entre as maiores empresas do município por contribuição do Simples Nacional.
Tá na cara quem se cuida
Antes mesmo do início da confirmação de casos de coronavírus em Venâncio Aires, a temática de prevenção já estava nas páginas do jornal. No dia 7 de março, a Folha do Mate publicou o Guia de Prevenção, conteúdo elaborado com base nas orientações do Ministério da Saúde para evitar o contágio e disseminação do coronavírus e demais doenças infectocontagiosas.
Em abril, Folha do Mate e Terra FM deram início à campanha ‘Tá na cara quem se cuida’, uma forma de incentivar a população sobre a importância do uso de máscaras de proteção, o que não era obrigatório no município até então. Os leitores foram incentivados a postar nas redes sociais fotos utilizando máscara de proteção com a hashtag #tanacaraquemsecuida e as imagens foram publicadas no jornal.
Local é legal
Terra FM e Folha do Mate realizaram a campanha ‘Local é legal’, que teve quatro meses de duração e contou com a participação de 100 empresas. Na compra nos estabelecimentos participantes, os clientes receberam cupons para concorrer a prêmios de R$ 3 mil e R$ 5 mil. Cerca de 500 mil cartelas foram distribuídas durante o período e duas clientes foram contempladas com um cartão de crédito com os valores do prêmio, no sorteio realizado em novembro de 2020. Para 2021, mais ações neste sentido são projetadas.
Folha Confere
Com o selo ‘Fato ou Fake’, o jornal respondeu diversos questionamentos da população nas páginas do jornal. Em um contexto no qual circulam uma infinidade de notícias falsas pelas redes sociais, a Folha do Mate reforçou o compromisso com a comunidade ao esclarecer informações verídicas sobre a pandemia de coronavírus.
Seu voto, Sua voz
A maior cobertura jornalística do ano de 2020 realizada pela Folha do Mate foi a das eleições municipais. Junto da Rádio Terra FM, a Folha desenvolveu o projeto ‘Seu voto, Sua voz’. Com equipes integradas, os veículos fizeram cobertura multimídia no dia da eleição, por meio do folhadomate.com e no rádio, com transmissão e atualização sobre o pleito de Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde. Além disso, uma edição extra do jornal impresso circulou na segunda-feira, dia seguinte à eleição.
A cobertura começou 100 dias antes da eleição, em agosto, com o programa semanal ‘Seu voto, Sua voz’, transmitido pela Terra FM e ao vivo, em vídeo, pelo Facebook. Um plano de cobertura foi entregue aos candidatos a prefeito e partidos da microrregião. Foram publicadas também entrevistas temáticas sobre as propostas no jornal impresso.
Por meio do projeto Mateando, foram feitas entrevistas ao vivo transmitidas da casa dos candidatos a prefeito de Venâncio e também na sede da Folha do Mate. O jornal também divulgou três pesquisas eleitorais de intenção de voto para prefeito, realizadas pelo Instituto Methodus. Foram dois debates eleitorais com candidatos a prefeito de Venâncio Aires e um debate com candidatos de Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão.
Trem Sorriso de Criança
Tradicionalmente, a Folha do Mate promove, no Dia das Crianças, o evento Sorriso de Criança, com uma tarde de diversão para os pequenos. Neste ano, foi realizado o Trem Sorriso de Criança em parceria com o Lions Clube Melvin Jones e Maigui Bom. Um passeio pelos bairros marcou a data, com participação de personagens e distribuição brindes e guloseimas.
Apoio ao empreendedor
Ao longo de 2020, a Folha do Mate também criou séries de reportagens. Uma delas foi a ‘Empreendedores locais’, que circulou semanalmente na seção Gente & Negócios. A intenção foi apresentar a trajetória de vida de pessoas que mudaram de ramo de atuação para investir no negócio próprio. Foram cinco meses de publicação e 19 reportagens publicadas. No fim ano ano, também foi publicada a série ‘2020 para sempre’, com histórias inspiradoras e de superação que fizeram deste um ano bom e de esperança. Também está sendo divulgada uma série de entrevistas com os 15 vereadores eleitos de Venâncio Aires.
Adiante, professor
Pela impossibilidade de realização da premiação do ‘Adiante, professor’, principal ação realizada da bandeira da educação, compromisso assumido pela Folha do Mate, foi publicada uma série de vídeos nas redes sociais. Ao todo, 10 professores gravaram seus relatos com os desafios e práticas adotadas para o novo modelo de ensino durante a pandemia. As gravações foram divulgadas no Instagram e Facebook.
Perfil Socioeconômico 2020
A Revista Perfil Socioeconômico foi lançada em dezembro. Com foco no comércio, serviços e turismo, a publicação apresenta dados populacionais, geográficos e econômicos sobre Venâncio, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, e destaca cases de inovação empresarial. Além disso, conta com lista das 100 maiores empresas de Venâncio por Valor Adicionado Fiscal (VAF), por faturamento, contribuição do Simples Nacional e do ISSQN, além de dados sobre exportação e relação dos cem maiores produtores rurais do município. O tradicional evento de premiação das maiores empresas não foi realizado, por conta da pandemia. No entanto, a Folha do Mate realizou a entrega dos troféus Valor Empresarial, para as 20 maiores empresas por VAF, e Destaque do Comércio e Serviços, para os 20 maiores empreendimentos comerciais associados à Caciva.
Mídia gratuita para entidades
Ao longo do ano, foram 444 inserções gratuitas de mídia para entidades no jornal, o que contempla anúncios, colunas e publicações de editais. O espaço disponibilizado às instituições é equivalente a 53 páginas de jornal. Entre os beneficiados estão Hospital São Sebastião Mártir, Vital Banco de Sangue, ONG Parceiros da Esperança (Paresp), Paróquias e Alcoólicos Anônimos.
Ações da Terra FM
Incentivo a artistas locais
Durante a pandemia do coronavírus, muitos artistas ficaram sem sua principal fonte de renda, pela impossibilidade de realizar show. Como forma de contribuir com a categoria, especialmente com as bandas, a Terra FM desenvolveu ações de incentivo a artistas locais, com a participação na apresentação de algumas das lives e na divulgação prévia das transmissões. Nas lives em que a rádio esteve diretamente envolvida foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos.
Dia do Churrasco e Chimarrão
Com a impossibilidade de realização do Festival do Churrasco e Chimarrão, em setembro, a rádio promoveu uma ação para incentivar os venâncio-airenses a valorizarem a cultura gaúcha. Foi realizado um sorteio de produtos tradicionalistas entre pessoas que postassem fotos de seu churrasco e chimarrão, nas redes sociais.
Transmissão do Carnaval
A Terra FM foi a única emissora que transmitiu integralmente as duas noites de Carnaval de Venâncio Aires, em fevereiro deste ano, em áudio e vídeo. O público pôde acompanhar a transmissão pela 105.1 e também pelas fanpages da Terra FM e da Folha do Mate, a partir de uma parceria com a Sultel Internet e Telecomunicações.
Equipe da Folha
- 45 pessoas
- 24 homens e 21 mulheres
- Direção do jornal e rádio
- 4 pessoas
- Redação
- 15 pessoas (repórteres, jornalistas, estagiária e diagramadores)
- Comercial
- 7 pessoas
- Administrativo
- 9 pessoas
- Assinaturas
- 6 pessoas
- Circulação/Entrega
- 9 pessoas
Benefícios para funcionários
- Unimed
- Uniodonto
Equipe da Terra FM
- Recepção (1 pessoa)
- Financeiro (1 pessoa)
- Comercial (7 pessoas)
- Produção artística (3 pessoas)
- Locutores (8 pessoas)
- Equipe de jornalismo (5 pessoas)
- Equipe de cobertura esportiva (9 pessoas)
*algumas pessoas integram mais de um setor