Acontece nesta quarta-feira, 30, às 15h, a assinatura do convênio com o poder público municipal para dar início às atividades do Centro Terapêutico de Reabilitação (CTR) de Venâncio Aires. Ele funcionará em uma área às margens da RSC-453, em Linha Grão-Pará e atenderá usuários de álcool e outras drogas ilícitas.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod), advogada Kátia Diedrich, a equipe que atuará do CTR está em Venâncio Aires há meses, trabalhando para deixar o prédio em ordem, de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária.
Ela explica que as atividades estavam previstas para iniciar no mês de setembro, mas devido a burocracia, a assinatura do convênio só acontece hoje.
O Centro contará com a atuação de 12 profissionais, divididos entre administradores, monitores, psicóloga, nutricionista e consultor de dependentes químicos, que implantarão o projeto ‘Recuperando Vidas’.
Venâncio Aires será a segunda filial do ‘Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos Casa de Davi’, que conta com a sede em Viamão e filial em Soledade. Em um primeiro momento serão ofertadas 15 vagas para moradores do município e outras cinco para pessoas de outros municípios.
O Centro será mantido com verbas do Compod, que buscará parcerias para fornecer a alimentação dos internos. Conforme Kátia, todas as pessoas em tratamento trabalharão no CTR.