E 2020 está no fim. O ano em que vivemos coisas que ninguém sonhava, nem nos seus piores pesadelos, na noite do Ano-Novo de 2020. O país engrenava um crescimento econômico depois da crise iniciada em 2014 e que se arrastava por seis anos. A expectativa do último Ano-Novo era de muito crescimento, de conquistadas, de recuperar tempo perdido e de muita esperança. Pois quase tudo foi por ‘água a baixo’. No Ano-Novo já estava nos confins da China um novo vírus, altamente transmissível e letal que foi espalhado pelos cinco continentes rapidamente, decretando a pandemia nos primeiros meses de 2020.
De uma hora para outra, em março, tivemos que reaprender a viver praticamente. Distanciar uns dos outros, usar máscara e álcool em gel para se proteger da terrível transmissão viral. Tivemos que reaprender a viver em comunidade, em família, sem apertos de mão, sem abraços, mas tendo que tocar a vida.
Tudo que tínhamos planejado para 2020 teve que ser revisto. E ainda vivemos neste novo normal, evitando contato pessoal, nos prevenindo, uns mais, outros menos. Mas a realidade é que a vida de todos mudou. Muitos sofreram. A perda de vidas, empresas definharam, pessoas perderam seus empregos. O governo acabou sustentando, de forma paliativa, tudo isso, mas a um preço que todos ainda vamos pagar.
Mas em tudo também vivemos aprendizados. E em 2020 aprendemos a dar mais valor para coisas simples, a lembrar mais das pessoas queridas por não podermos estar perto. Aprendemos a fazer coisas diferentes, na saúde, na educação, na vida.
Penso que a experiência que vivemos, nos fortalece para enfrentar um novo ciclo que vem aí. Com a vacinação, vamos superar a pandemia e poder andar mais rápido.
Um Feliz Ano-Novo aos leitores e suas famílias.
Posse de Jarbas na Prefeitura
E nesta sexta-feira, primeiro dia do Ano-Novo, serão empossados os novos prefeitos, vices e vereadores em todo Brasil. Aqui em Venâncio o médico Jarbas da Rosa (PDT), que perdeu por 254 votos para Giovane Wickert (PSB) em 2016, em 2020 se elegeu com com 8.397 votos de diferença para o prefeito, que concorria à reeleição.
Com 60,55% dos votos válidos, Jarbas representa a vontade da maioria dos venâncio-airenses. Assume com sua vice, Izaura Landim (MDB) e os 15 vereadores eleitos, oito da bancada governista e sete da oposição.
Juntos assumem o compromisso de governar Venâncio Aires pelos próximos quatro anos. Tenho uma boa expectativa. Jarbas se apresentou com uma proposta de mudança, de muito trabalho, de forma simples e honesta com a comunidade, e isso lhe rendeu a vitória. Vai ter muitos desafios, vai ter muitos projetos do prefeito Giovane em andamento para concluir e poderá implantar projetos do seu plano de governo.
Notinhas
Paulo Mathias Ferreira, presidente do MDB, depois de inspeção da equipe de transição do prefeito eleito Jarbas da Rosa (PDT) no parque de máquinas, disse que estão estarrecidos com o estado de maquinário quase novo que está ‘encostado”. Ele citou que nos governos do Almedo, Glauco e Celso, existia uma padronização pela qualidade de máquinas. “Patrola tinha que ser Caterpillar, trator Komatsu, retro Case e caminhão Mercedes. Em maquinário pesado, o barato sai caro”, disse Paulo ontem.
Do Twitter
* Carta Capital: Haddad defende candidatura de Lula em 2022
* Estadão: ‘Acesso de Lula às mensagens da Lava Jato vai explodir em 2022’
* Folha São Paulo: FHC e Lula apoiam Dilma após Bolsonaro questionar tortura sofrida pela petista na ditadura
* Veja: Não aguentamos mais lockdown e medidas que quebram a economia, diz Bolsonaro
* Exame: Baleia Rossi (MDB) aceita exigências da esquerda por apoio na eleição da Câmara dos Deputados