A ideia é que já seja na próxima semana, mas é mais provável que a mudança ocorra no dia 11 de janeiro. Independente de ser antes ou um pouco mais tarde, fato é que o Centro de Atendimento Respiratório de Venâncio Aires vai ser transferido para o bairro Gressler.
Desde março, a estrutura para atender casos relacionados à Covid e para realização de testes, está montada junto ao Pavilhão São Sebastião Mártir. Nos próximos dias, a mudança levará profissionais, equipamentos e quem precisar de atendimento para um local mais afastado do Centro, mas que, conforme o prefeito, Jarbas da Rosa, será mais adequado. “No Pavilhão era para ser um lugar provisório, que ficou permanente. Mas não se tem salas adequadas para uma coleta de material, além do forte calor agora no verão”, justificou.
Além disso, Jarbas explicou que a mudança também atende a um pedido da Paróquia Católica, que cedeu o espaço para o centro respiratório, mas que em janeiro concentrará parte da Festa de São Sebastião Mártir. Embora não sejam realizados shows musicais, a programação religiosa e gastronômica será mantida.
Endereço
No bairro Gressler, a nova estrutura ficará no prédio anexo ao posto de saúde, junto à academia. Ambos os espaços estão desocupados no momento. O local será revitalizado por uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), com pintura, instalação elétrica e de ar condicionados. Conforme o prefeito, as melhorias custarão cerca de R$ 5 mil.
“Será uma área fechada, com salas climatizadas. E deve ser instalada ainda uma tenda maior para receber as pessoas.”
Plano B
Antes de confirmar a mudança para o bairro Gressler, Jarbas da Rosa revelou que a ideia era manter o centro respiratório em um local mais central. O ‘plano A’ seria o antigo prédio do Centro de Atendimento de Doenças Infectocontagiosas (Cadi), ao lado do Senai.
No entanto, segundo o prefeito, o espaço, que pertence ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), teria vários problemas estruturais para resolver, o que inviabilizou essa alternativa.