O mais novo judoca do seleto grupo de faixa preta de Venâncio Aires é Lucas Ruppenthal. Depois de realizar ao longo da temporada os mais diversos cursos e etapas de forma online, o atleta foi aprovado na avaliação final realizada dentro da primeira quinzena de dezembro de 2020.
Lucas ingressou na arte marcial em 2003, quando tinha 8 anos e estudava na Escola Monte das Tabocas. “Foram digamos dois treinos. Me apeguei, gostei e estava ali uma das soluções para gastar as energias. O principal de tudo foi mesmo gostar da atividade esportiva. Não fiquei de disputar uma competição, o que em partes já comprovou meu gosto pela prática “, aponta o atleta.
Entre 2003 a 2010 foram sete anos levando a atividade a sério. Passou por todas as graduações até chegar na marrom. “Daí tinha pela frente dois anos para o exame de faixa preta. Não consegui concluir num primeiro momento pois estava puxado por demais conciliar a faculdade ao longo da semana e mais os deslocamentos até Porto Alegre aos sábados e domingos para a realização dos exames. Por isso abri mão do curso mas tinha a certeza que um dia iria conclui-lo”, conta o judoca.
Ruppenthal, entre 2012 e 2018 fez a faculdade de Engenharia Civil na Univates, em Lajeado. Depois de formado, o atleta voltou a praticar o judô na metade de 2019. “O esporte é um exercício para o corpo da gente. Cheguei ao ponto de estar com a cabeça mais arejada e então resolvi completar o que tinha deixado para trás por algum tempo. Voltei para o judô. Em 2020 foi tudo muito diferente em termos de curso à faixa preta. Tive o apoio da família, sem contar o tempo disponibilizado pelos senseis e amigos para conseguir alcançar mais este objetivo. Não tivemos os exames de forma presencial mas todas as etapas foram repassadas de forma online. O curso de dois anos passar para somente um foi mais um desafio. O exame era algo incompleto antes. Hoje é mais um projeto conquistado e o resultado está aqui”, enfatiza o judoca com seu prêmio maior em mãos, a faixa preta, com ‘cheirinho’ de nova.
Sem a projeção de alguma competição por conta da pandemia de coronavírus, Lucas acrescenta que de momento irá auxiliar as atividades na Academia Judô Marco Antônio. “Sei o quanto tive que me doar para conquistar a faixa. O apoio de todos foi fundamental. Aqui na academia pretendo inicialmente auxiliar nos trabalhos com as crianças (Projeto Pitoco – crianças com 4, 5 e 6 anos). Quem sabe mais tarde não se cria um novo ciclo”, completa.
Quem é
O judoca Lucas Ruppenthal, nascido em Venâncio Aires, tem 26 anos.
É filho de Luciano Ruppenthal e Viviane Ferreira.
Lucas coleciona dezenas de medalhas no currículo. Por diversas vezes foi premiado ao término das temporadas como destaque regional e estadual. No Paraná chegou a disputar um Sul-Brasileiro onde ficou em 3º lugar.