A reunião foi de todo o secretariado, mas a saúde acabou sendo o centro das discussões na segunda-feira, 4, data que marcou o primeiro dia de trabalho oficial do prefeito Jarbas da Rosa e da nova equipe da Administração de Venâncio Aires.
De forma específica, o assunto ‘Covid’ norteou a maior parte das decisões administrativas para os próximos dias. Jarbas revelou que já há organização de um plano de imunização em Venâncio Aires. Com a expectativa de a vacinação começar nas próximas semanas no Brasil, o prefeito diz que o município precisa estar preparado.
Nesse sentido, não se trata de organizar o público-alvo, o que já foi determinado pelo Governo Federal, mas do acondicionamento das doses. Dependendo do tipo da fórmula que será adquirida, Venâncio não teria estrutura, como, por exemplo, ultracongeladores que armazenam a 70º C negativos. “Depende do que vier, claro, mas talvez vamos precisar de equipamentos só disponíveis em Santa Cruz e Lajeado.”
Fiscalizações
O prefeito também chamou atenção para a necessidade de intensificar as orientações à população. “Vamos fazer uma forte campanha para relembrar da importância do uso da máscara, do álcool em gel e de se evitar aglomerações. A Covid não acabou e talvez seja necessário aumentar as fiscalizações”, alertou Jarbas. Ele revelou que, na manhã de hoje, fará uma reunião com os fiscais da Prefeitura para discutir o assunto.
Muito do que deve ser definido nesse encontro pode partir de um possível novo decreto estadual. “Há uma preocupação geral com as aglomerações que aconteceram nesse fim de ano, seja no litoral, seja aqui, em locais públicos da cidade. Dependendo do que o governador decidir, vamos apertar a fiscalização.”
Para contemplar as alterações nas determinações em Venâncio, um novo decreto municipal será formalizado, o que inclui os novos nomes que irão integrar o Gabinete de Crise em Saúde.