Preocupados com os níveis dos estoques de sangue e de hemoderivados, hemocentros de diferentes regiões do Brasil estão tentando sensibilizar a população para a importância da doação de sangue.
A habitual preocupação com os estoques, principalmente durante o período de festas de fim de ano e férias de verão, este ano foi potencializada pelas mudanças de comportamento impostas pela pandemia da Covid-19, que afastou muitos doadores ao longo do ano passado.
O Ministério da Saúde ainda não tem os números consolidados, mas estima que, em 2020, o medo da doença que, no Brasil, matou 197,7 mil pessoas até essa terça-feira, 5, pode ter causado uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019.
Contudo, apesar da redução do número de doadores, comparada ao ano de 2019, o Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires está com os estoques normalizados. De acordo com a responsável pelo setor, Daiana Keller, durante um período houve falta do tipo sanguíneo O+, mas o quadro foi revertido, antes mesmo do ano novo. Embora a situação esteja controlada, é importante que as pessoas permaneçam fazendo doações.
Como doar?
Em Venâncio Aires, as coletas podem ser realizadas por agendamento, através dos telefones (51)3741 7349 ou pelo WhatsApp (51) 99898 0325 ou (51) 99942 5504. Mais informações podem ser oferecidas no Vital Banco de Sangue, Centro Hemoterápico vinculado ao Hospital São Sebastião Mártir, na rua Jacob Becker, nº 1380.
*Com Informações Agência Brasil