Na primeira reunião do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) com os seus secretários e assessores, o combate a Covid-19 foi o tema central, com foco na orientação de prevenção, fiscalização e na organização da vacinação que vai chegar logo, logo. Mas Jarbas, nesta primeira reunião, também anunciou um mutirão, com a participação de várias secretarias, para um trabalho de limpeza na cidade. Ele defendeu na campanha que queria uma cidade mais limpa, como cobravam, e cobram, os moradores. A cidade de Venâncio precisa de uma ‘faxina’. As ruas tem capim crescendo entre paralelepípedos, tem galhos e entulhos empilhados em calçadas, mas especialmente em terrenos baldios, as baratas estão por todos os lados e os mosquitos não dão sossego.
Um mutirão, como anuncia Jarbas, fará bem para a cidade e para os moradores, que clamam por isso faz tempo e não eram ouvidos. Mas esse é um tema que precisa de parceria da Prefeitura com os moradores, que precisam fazer a sua parte, conservando seu imóvel limpo e controlando focos de mosquito.
Notinhas
* Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) reuniu a imprensa ontem à tarde para apresentar a campanha que a Administração Municipal vai desenvolver pela conscientização das pessoas se protegerem contra o coronavírus. NÃO DÊ FÉRIAS PARA SUA MÁSCARA é o nome da campanha que vai estar nos jornais, rádios e sites.
* A preocupação do prefeito Jarbas, que é médico, e da vice Izaura, que é enfermeira, é que o relaxamento geral de prevenção no fim de ano potencializou o contágio.
* O uso da máscara, álcool gel e distanciamento é a forma mais segura de evitar contágio.
* Leio que o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anuncia que vai oferecer o ‘tratamento precoce’ contra o Coronavírus, que incluiu ivermectina, azitromicina, vitamina D e hidroxicloroquina. O médico que quiser receitar e o paciente que quiser tomar terá a disposição, diz Melo. Municípios que oferecem este tratamento tem mostrado melhores resultados do que os que não oferecem, argumenta o prefeito.
* O ‘mal’ deste tratamento foi Bolsonaro ter falado em cloroquina. Foi o bastante para para o tratamento ser ‘negado’ pelo establishment e a grande imprensa, que caiu de pau no presidente e deu voz para quem é contra, nessa guerra ideológica absurda que vivemos no pais. Jornalistas que estão numa ‘bolha’ em suas casas desde março, sem sentir o mundo real, são radicalmente contra o ‘tratamento precoce’. Defenderam a orientação do ex-Ministro Mandetta, para as pessoas ficarem em casa e só procurar hospital quando tivessem dificuldades de respirar. Só que dai já era tarde em muitos casos
Do Twitter
* Record: Governo suspende compra de seringas por causa dos altos preços
* GZH: Bolsonaro suspende compra de seringas até que “preços voltem à normalidade” e culpa indústria por fracasso na aquisição
* Estadão: Estados buscam parcerias com setor privado para investir em saneamento
* CNN: O presidente Jair Bolsonaro afirmou em uma conversa com apoiadores que o Brasil está “quebrado” e que ele não consegue “fazer nada”
* Folha S. Paulo: Brasil está uma maravilha, afirma Bolsonaro após dizer que país está quebrado
* O Globo: Bolsonaro se referiu ao setor público ao falar que o ‘Brasil está quebrado’, diz Guedes
* Veja: Bolsonaro volta a defender ivermectina e nitazoxanida, que não têm comprovação científica contra a Covid-19
* UOL:Alemanha ampliará lockdown até 31 de janeiro para conter avanço da covid-19
* Crusoé: Por ordem do STF, juiz dá a Lula acesso a mensagens obtidas por hackers.
* Cristian Deves: Hipocrisia…arte de exigir dos outros aquilo que não se pratica. Ano de 2020 foi marcado pela hipocrisia. Espero que em 2021 não continue assim