O sol e o forte calor, associados a um relaxamento nos meses pós-inverno, têm sido apontados como justificativa para algumas pessoas deixarem a máscara de lado nos últimos tempos. Mas pensando que essa justificativa pode gerar consequências, a Prefeitura de Venâncio Aires lançou a campanha ‘Não dê férias para sua máscara’.
Para isso, convocou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 6, para detalhar algumas ações e evitar uma piora no cenário municipal em relação à Covid. Atualmente, já são mais de 3 mil infectados e, na noite de terça, 5, morreu a 33ª vítima – uma mulher de 75 anos, que tinha doença cardiovascular crônica. Ela faleceu um dia depois de ser internada na UTI do Hospital São Sebastião Mártir.
“É um momento epidemiológico difícil e por isso precisamos de uma ação de impacto para não sentir mais ainda as consequências na frente”, alertou a vice-prefeita Izaura Landim.
Com base nos números e de uma possível tendência de piora nos índices semanas após as festas de Natal e Ano-Novo, a preocupação é que o município não retroceda e acabe em uma bandeira preta, conforme classificação do Estado. Isso implicaria em medidas mais restritivas e poderiam impactar na indústria e no comércio.
“Sabemos que é um período de férias, as pessoas querem ir para a rua. Mas o que não pode são as aglomerações, as festinhas. Venâncio não é ‘terra de ninguém’, precisamos nos conscientizar e não retroceder”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.
Fiscalizações
Além da necessidade do uso da máscara, álcool gel e demais cuidados com higiene pessoal, a Prefeitura também anunciou a ampliação das fiscalizações nos espaços públicos. Já a partir desta quinta-feira, 7, fiscais da Prefeitura devem ir às ruas para orientar a população.
Durante as noites e principalmente nos fins de semana, haverá mobilizações especiais dos fiscais, essas com apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito e até do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Apoio
Para chegar à população, a campanha contará com o apoio da imprensa local com notícias e material publicitário, além da imagem de pessoas conhecidas no município e que têm muitos seguidores nas redes sociais.
“Antes de um prefeito e vice, há um médico e uma enfermeira que conhecem a causa e querem o bem-estar. Vamos retomar a conscientização. Tenho certeza que o povo de Venâncio vai responder a esse chamado.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito
Iniciativa
- A iniciativa da nova Administração de Venâncio Aires busca retomar outras campanhas realizadas ainda no início da pandemia, como a que foi idealizada pela Folha do Mate e rádio Terra FM.
- No dia 18 de abril de 2020, a capa do jornal trouxe a ‘Tá na cara quem se cuida – proteja-se e proteja quem você ama’, campanha que incentivou o uso de máscaras caseiras como forma de proteção à Covid-19. Naquele momento, não existia uma orientação nacional sobre o assunto.
- Pouco depois, no dia 27 de abril, o Município tornou obrigatório o uso de máscaras para quem saísse às ruas de Venâncio Aires, medida em vigência até hoje.
- No Estado, a obrigatoriedade foi determinada no mês seguinte, através de um decreto publicado no dia 10 de maio. No Brasil, foi em julho que o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei exigindo o uso da máscara.