Com o anúncio do Ministério da Saúde sobre a distribuição de oito milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 e o objetivo de iniciar a campanha nacional de vacinação na próxima quarta-feira, 20, a expectativa, em Venâncio Aires, é de que isso possa ocorrer a partir da quinta-feira, 21.
“Existe uma programação do Governo Federal de, oficialmente, lançar a vacinação na quarta-feira. Assim que recebermos as vacinas da Coordenadoria Regional de Saúde, a vacinação vai ser iniciada em Venâncio, provavelmente na quinta-feira, já que quarta é feriado. Mas lembrando que a gente depende da remessa chegar aqui em Venâncio Aires no tempo que se espera e pode acontecer algum imprevisto”, esclarece o prefeito Jarbas da Rosa.
Ainda não há informações confirmadas na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) com relação ao número de doses que será disponibilizado para a região e para Venâncio Aires.
Apesar disso, de acordo com o prefeito, a equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde já tem todo o plano estruturado. “Sabemos que as doses não vão ser muitas, porque são oito milhões para todo Brasil, mas temos os grupos prioritários e, assim, vamos trabalhar com calma e tranquilidade.”
Na fase inicial, serão vacinados profissionais da saúde que trabalham diretamente com pacientes com coronavírus, como no Centro de Atendimento Respiratório, setor Covid e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital São Sebastião Mártir. Também serão imunizados idosos em casas de longa permanência e aqueles com mais de 80 anos. “Esses serão os primeiros grupos prioritários. Posteriormente, com mais vacinas, serão abrangidos outros grupos, conforme o plano nacional de imunização”, informa o prefeito.
De acordo com Jarbas da Rosa, nesta primeira fase, os profissionais de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho. “Vamos ir até o local para vacinar, para facilitar. Depois, para a população em geral, pretendemos montar um ponto de vacinação no Centro Respiratório e também na região central da cidade, em algum local para facilitar para a população. Também vamos contar com nossos postos de saúde, onde temos pessoas qualificadas para fazerem a vacinação”, salienta.