O Rio Grande do Sul segue, na 37ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, com alto risco de esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus. Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Estado, divulgado nesta sexta-feira, 15, ficou quase todo vermelho.
Das 21 regiões Covid, apenas uma, a de Caxias do Sul, recebeu bandeira laranja. As demais receberam bandeira vermelha, com alto risco epidemiológico. Entre elas está a de Santa Cruz do Sul, da qual Venâncio Aires faz parte. Como tem plano de cogestão aprovado, os municípios do Vale do Rio Pardo podem adotar protocolos da bandeira laranja.
Para o total do Rio Grande do Sul, houve leve redução no número de confirmados em leitos clínicos (-4%) e em UTI (-3%), embora os números ainda sejam bastante expressivos – 1.102 em leitos clínicos e 847 em UTIs. Um dos piores indicadores é o número de óbito por Covid-19, que aumentou 18% entre as duas últimas quintas-feiras (de 421 para 497).
O Gabinete de Crise reforça que os protocolos específicos para cada bandeira não eliminam a necessidade de cumprimento dos protocolos obrigatórios previstos no Distanciamento Controlado e que devem ser respeitados em todas as bandeiras, entre os quais o uso de máscaras, distanciamento mínimo obrigatório e evitar aglomerações, além da higienização pessoal e de ambientes.
Fonte: Governo do Estado
LEIA MAIS:
Venâncio Aires registra 42 casos de coronavírus nesta sexta-feira