Atendendo, atualmente, 124 crianças de 0 a 6 anos, de 110 famílias de nove bairros de Venâncio Aires, os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Infância Feliz, estão atualizando os cadastros. Nesta semana, a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Trindade, esteve com a coordenadora do programa, Andréa de Oliveira e a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Cilene Reis, para discutirem o andamento, as demandas do programa e a contratação de novos estagiários.
Programas
Os programas têm o objetivo de orientar as famílias para que promovam o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os 6 anos de idade. O Primeira Infância Melhor é destinado a crianças desde a gestação até 3 anos e o Infância Feliz a crianças de 4 a 6 anos, beneficiadas pelo programa Bolsa Família.
Além da Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social, integram os trabalhos dos programas em Venâncio Aires representantes das secretarias municipais da Saúde e da Educação, com atendimentos nos bairros Gressler, Cidade Nova, Xangrilá, Loteamento União Bela Vista (Vila Táta), Loteamento Popular Tirelli, Aviação, Macedo, Battisti, Coronel Brito e Brands.
As famílias cadastradas recebem visitas domiciliares semanalmente, objetivando o fortalecimento de vínculos e cuidados com suas crianças. Os programas também promovem a realização de atividades lúdicas, que qualificam as relações familiares e comunitárias e contribuem para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano.
Cada atendimento é planejado conforme a idade da criança. Já as gestantes são atendidas conforme seu período gestacional. O grupo de visitadoras do PIM atualmente é integrado por estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Técnico em Enfermagem.