O cenário de pandemia, a necessidade de isolamento, de distanciamento social e a redução das atividades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) causaram impactos na saúde mental da população de Venâncio Aires. Para identificar e trabalhar os reflexos disso nos casos de ansiedade, depressão, estresse e dificuldades financeiras, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio das residentes da Escola de Saúde Pública, organizam um programa de oficinas terapêuticas especialmente voltadas a frequentadores e familiares dos três Caps existentes no município.
Com quase cinco mil pacientes cadastrados, as oficinas têm previsão de início ainda no mês de fevereiro e buscam aumentar o atendimento domiciliar e identificar as consequências geradas pela pandemia de Covid-19 na Capital Nacional do Chimarrão. O programa, que receberá quase R$ 105 mil em recursos do Ministério da Saúde, é o primeiro a entrar em prática na região e foi apresentado oficialmente ao prefeito e secretário da Saúde, Jarbas da Rosa.
“Já são 15 oficinas confirmadas e estamos buscando mais parcerias para agregar ao programa. O objetivo é a geração de trabalho, renda e qualificação profissional, mas também a busca ativa e acompanhamento psicossocial desses pacientes que estão afastados da rede de atenção”, explica a educadora física e coordenadora do programa, Eliane Turcatto.
O prefeito Jarbas da Rosa destacou a importância da iniciativa e acrescentou que é preciso um trabalho intenso de recuperação das políticas de saúde mental no município. “Identificar as consequências e vulnerabilidades psicossociais geradas pela pandemia e possibilitar a diminuição dos impactos na saúde mental da população é um trabalho preventivo que não tem preço”, avaliou.
Oficinas confirmadas
- Aproveitamento integral de alimentos
- Artesanato com palha de milho
- Básico de plantas medicinais, aromáticas e condimentares
- Bolacha e salgados caseiros
- Jardinagem
- Panificação caseira
- Processamento de frutas e hortaliças
- Tortas e docinhos caseiros
- Barbearia
- Corte e costura
- Maquiagem
- Teatro
- Pintura em tela
- Português básico para imigrantes