Quem circula próximo ao posto de saúde do bairro Gressler deve ter percebido que, na maioria das manhãs, a fila para o Centro de Atendimento Respiratório (CAR) espicha no entorno da unidade de saúde até a rua Armando Ruschel.
O movimento, em parte, é natural porque é pela manhã que ocorre a coleta para o teste PCR. Mas, além disso, houve um aumento no número de atendimentos. Segundo a enfermeira e coordenadora do CAR, Aline Schwendler, cerca de 100 pessoas têm passado, diariamente, no local nas últimas semanas. “O movimento aumentou bastante e pela manhã ocorre a maior demanda, principalmente pelos testes”, explicou. Só ontem, por exemplo, foram 37 testes PCR e 30 antígeno (aplicado conforme a demanda e para casos específicos).
Com mais de 100 atendimentos por dia em alguns momentos, a média cresceu bastante desde 11 de janeiro, quando o CAR começou a atender no Gressler. Até então, a estrutura do Pavilhão São Sebastião Mártir recebia cerca de 140 pessoas diariamente. Esse movimento se justificava porque no Centro de Venâncio Aires circulam mais pessoas e ainda eram feitos os testes rápidos sorológicos (que avaliam a presença de dois tipos de anticorpos).
Nos primeiros dias no bairro Gressler, a média foi de 60 atendimentos pela manhã e tarde. Mas, segundo a enfermeira Aline, não é possível afirmar se a movimentação no CAR é consequência dos números gerais no município – foram 172 novos casos confirmados na última semana. “As segundas-feiras também têm mais movimento, geralmente. Muitas pessoas que buscaram atendimento na UPA no fim de semana, buscam o CAR para fazer o teste na segunda.”
Médicos
O CAR também realiza cerca de 24 consultas médicas por dia – há um médico por turno. No entanto, nos últimos dias, em alguns turnos não houve atendimento, como na manhã de ontem. “Como é um período de férias, virá um novo profissional para suprir a demanda desse período”, informou Aline Schwendler. Ela ressaltou que, todos os pacientes que precisaram de atendimento médico e não tiveram consulta no CAR, foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro.
O Centro Respiratório atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Pacientes com sintomas respiratórios ou suspeita de Covid devem procurar o local.