Órgãos públicos municipais farão ponto facultativo no Carnaval

-

Mesmo com o ponto facultativo decretado pelos governos Estadual e Municipal, para os dias 15 e 16 de fevereiro, em Venâncio Aires, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e o Centro de Atendimento Respiratório (CAR) irão atender normalmente. Nos demais setores públicos municipais, haverá adesão ao ponto facultativo, sendo que o retorno das atividades públicas ocorre ao meio-dia da quarta-feira de Cinzas, 17, conforme a lei.

As 12 escolas infantis funcionam em horário normal, das 6h30min às 18h30min. Já o Centro de Atendimento Respiratório (CAR), instalado junto ao Posto de Saúde do bairro Gressler, para atender pessoas com sintomas do coronavírus ou que tiveram contato com pessoas positivadas, atende das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Atendimentos emergenciais de saúde seguem junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

Comércio

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), como de costume, fez um trabalho de orientação às empresas associadas, para que tomassem a decisão de abertura ou não do comércio, no ponto facultativo de Carnaval.

De acordo com a gerente da entidade, Lisete Stertz, também foi realizada uma pesquisa informal, por meio de um grupo de WhatsApp, para saber a opinião dos empresários do comércio local sobre a adesão ao ponto facultativo.

Conforme levantamento, realizado na semana passada, com cerca de 160 empresas associadas, 60% abrirão normalmente na segunda e terça-feira, 15 e 16 de fevereiro. Também foi realizada uma pesquisa pública através do Instagram, que apontou o mesmo percentual, sendo que 60% dos participantes afirmaram que irão abrir na véspera e no dia de Carnaval.

“Precisamos nos adaptar à realidade. Primeiramente, o comércio estava de portas fechadas, depois atendeu pelo sistema pague e leve ou através das vendas pela internet. Contudo, precisamos levar uma vida normal em termos de trabalho, evitando as aglomerações e estimulando o comércio local”, avalia Lisete. A gerente da Caciva acrescenta que a adesão ou não ao ponto facultativo deve ficar por conta de cada empresário, pois não há nenhum empecilho legal. Já as indústrias locais vão trabalhar normalmente.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido