Com o aumento dos casos de Covid-19, estamos cada vez mais longe de um possível retorno do futebol amador. É fato e não tem como fugir disso. Pelo visto houve um certo ‘relaxamento’ que acaba de uma forma ou outra se agravando dias mais tarde. É uma realidade. Da forma como tudo anda, o atraso será ainda maior para termos de volta o futebol aos fins de semana. E não é apenas aqui. Vale para toda a região.
Vacilou feio
O Inter ‘chupou bala’ no meio da semana quando perdeu para o Sport. Não pode uma equipe que está querendo ser campeã depois de 41 anos deixar um dos últimos colocados simplesmente vir no Beira-Rio e vencer. Agora pega o Vasco que está com a corda no pescoço. Pode até vencer mas a probabilidade disso se confirmar não é mais que 50%. Vai depender do desempenho. Flamengo, vice-líder, está naquela condição de ter que fazer seis pontos nas duas próximas rodadas – Corinthians e Inter – para ter chances. O Inter não pode de jeito nenhum perder para o Vasco e nem mesmo empatar os dois próximos jogos, ainda mais se o Flamengo vencer nesta rodada. Se não conquistar o título, essa derrota para o Sport, da forma como foi, aquele gol bisonho que a defensiva sofreu, será lembrado para sempre pelo torcedor colorado.
Clássico regional
Neste sábado, 13, a partir das 15h, no gramado do Santa Tecla, será disputado um jogo de futebol entre a ‘bolerada’ de Venâncio Aires contra uma seleção de Santa Cruz do Sul. Jarles Dreissig irá comandar a equipe de Venâncio Aires que foi convocada e montada pelo atleta Cunha. Enquanto isso, o dirigente Aurélio Desbessel será o técnico da equipe visitante.
Pelos convocados e praticamente 99% dos atletas conhecidos do nosso futebol amador, será um grande clássico regional. Vale a pena conferir!
* * * Ainda sem poder inscrever novos jogadores por questões burocráticas, o Cruzeiro, de Belo Horizonte, está acertado com cinco reforços. Todos eles disputaram a última Série B do Brasileiro: o lateral-esquerdo Alan Ruschel (ex-Chapecoense), os volantes Matheus Barbosa (ex-Avaí) e Matheus Neris (ex-Figueirense), o meia Marcinho (ex-Sampaio Corrêa) e o atacante Felipe Augusto (ex-América-MG).
* * * O América-MG fará jogo-treino contra o Bolívar, da Bolívia, no CT Lanna Drumond, no dia 23 de fevereiro, cinco dias antes da estreia no Campeonato Mineiro.
* * * Chapecó está com superlotação de leitos por conta da Covid-19. A comemoração dos torcedores pelo título inédito da Chapecoense na Série B do Campeonato Brasileiro pode ter aumentado os casos na cidade.
A Série B foi encerrada em 29 de janeiro e os casos começaram a explodir agora. Muitos torcedores foram às ruas e nem todos estavam de máscara.
* * * Renato Cajá não seguirá no Juventude em 2021. Foi ele que marcou o gol da vitória do clube gaúcho por 1 a 0 contra o Guarani, em Campinas. Foi nesse jogo que o Juventude carimbou vaga na Série A 2021.
* * * O jogo São Luiz x Ypiranga ainda não tem local definido pela FGF na primeira rodada do Campeonato Gaúcho 2021. O motivo é que o São Luiz sofreu uma punição com perda de dois mandos de campos por causa do caso de injúria racial na temporada de 2020.